quarta-feira, junho 27, 2007

Requião, o melhor comediante do Brasil

Que turma do Casseta que nada! Terça-feira é dia de dar risada com a Paraná Educativa. Todas as terças-feiras pela manhã, por volta de 8 a 9 horas, com reprise no mesmo dia à noite entre 21 e 22 horas, sempre pela TVE paranaense você pode se divertir a valer com a "Escolinha do Professor Requião". Para quem não tem o prazer de poder acompanhar este hilário programa pela televisão normal, pode assistir pela internet.

O programa é divertido porque Requião fala o que nunca poderíamos esperar que um político com a fama dele falasse. Nos últimos programas ele entrou numa cruzada contra a imprensa paranaense. E sabe que ele tem uma certa razão no que fala?! Realmente a mudança de tratamento dispensado ao governo do Estado antes, quando havia verba publicitária e hoje sem dinheiro oficial é visível. Não acredito que o fim da publicidade é causa suficiente para a alteração do tom das publicações paranaenses, mas que passa essa impressão, isso passa.

Requião, como não é segredo para ninguém odeia receber críticas, e já faz algum tempo que a imprensa paranaense não faz outra coisa senão bater, e bater forte no atual governo. Em resposta, o governador do Paraná contra-ataca, em seu programa semanal. E para reforçar sua posição, desde o último dia 17, a Paraná Educativa tem veiculado comerciais nos quais são exibidas capas de jornais, revistas e logomarcas de emissoras de rádio e televisão que, segundo o próprio Requião, estariam denegrindo sua e a imagem do governo por não mais receberem verbas publicitárias governamentais. A oposição já estrilou, quer a retirada do ar de todos os comerciais ofensivos. Claro que Requião não se preocupa em mostrar que as críticas são infundadas, é que para ele isso não tem importância.

Nesses comerciais, entre outras, aparece a capa da revista "Idéias" do jornalista Fábio Campana, antigo aliado, que segundo Requião é um dos ícones dessa virada, realmente muito estranha. São mostradas algumas capas mais antigas onde o governador é muito elogiado, em seguida são apresentadas as capas mais recentes com as mais pesadas críticas não só ao governo como ao próprio Roberto Requião. Em sua defesa, no jornal "O Estado do Paraná", Fábio Campana diz o seguinte:

“No início deste ano, Requião convidou-me para que integrasse seu governo como secretário especial. Fez mais. Garantiu que financiaria a 'Idéias' se eu me engajasse em seu projeto presidencial. Não aceitei o convite do governador Requião. Nem a sua disposição de 'ajudar a revista'”.

Assim, o jornalista quer dar a entender que o errado da história é Requião. Na escolinha da semana passada, diante de um Mino Carta, claramente desconfortável, outro antigo aliado foi alvo da ira do governador, trata-se de Paulo Pimentel. Entre outros adjetivos, o jornalista e ex-governador do Estado, foi chamado de puxa-saco pelo irado governador. Ainda no mesmo programa, Requião deu a ordem para ser feita um compilação de imagens mostrando o que Paulo Pimentel pensava quando ainda era aliado para contrapor ao que pensa agora. Ontem, a ordem foi cumprida! Foram mostradas imagens nas quais Pimentel faz rasgados elogios a Requião, mas rasgados mesmo. Dá até para entender porque ele foi chamado de puxa-saco por Requião. Nas imagens, Pimentel mais parecia aquele personagem da antiga TV Colosso da Rede Globo, o Capachão. Dizia se sentir honrado por ser um subalterno do atual governador e que ele seria um excelente administrador, por exemplo. Ao final matéria é mostrada a entrevista concedida por Paulo Pimentel ao jornal Gazeta do Povo, cujo destaque é a parte em que Pimentel, expressamente, diz que Requião seria um mal administrador público. Realmente ficou feio para o dono da TV Iguaçu, retransmissora do SBT para o Paraná, por outro lado para quem estava em casa, a sequência ficou muito engraçada.

Há algum tempo atrás critiquei, num post, o humor que alguns humoristas blogueiros vêm expondo na blogosfera brasileira, por isso quero sugerir a estes novos comediantes a sintonizarem no canal de televisão do governador do Paraná (ao menos é assim que ele se vê perante a TVE paranaense) para aprender a fazer humor. E para quem não é humorista, mas gosta de se divertir, vale dar uma espiada de vez em quando na "Escolinha", Requião sempre tem uma tirada cômica para alegrar nossas terças-feiras.

5 comentários:

Anônimo disse...

Belo post, bem completo.

Já há algum tempo eu queria buscar mais a respeito desse tipo de indicação que vc acabou de brindar. Especialmente sobre em que passo anda a disputa, com programas cheios de gráficos e dispendiosos (Requiao) versus denúncias rápidas e ágeis (dos jornalistas)

Requião pode ser qualquer coisa, mas não podemos negar que é louvável todo esse esforço por deixar as coisas limpas frente a cada denúncia

Diego Moretto disse...

Bom, não sei se o cara é culpado ou não dessas acusações....mas se for que nem o espetáculo circense protagonizado pelo Renan Calheiros, bom, aí a atitude de provar uma inocência que não existe, não é nada louvável.
Mas este cara parece ser uma figurassa, hehehehe. A TVE brindou os telespectadores passando audiencias das Assenbléias no canal.. Aqui no ES, há um tempo atrás, teve uma discussão horrorosa sobre comemorar ou não o dia do Orgulho Gay na câmara. Te digo que foi bem engraçado cara.... tudo transmitido pro povo capixaba. hehehehe.

Bom cara. Tem um blog aí que faz um tipo de concurso em q o ganhador tem de indicar mais cinco blogs. E eu fui indicado... então, como segue as regras, um dos meus cinco indicados é o seu. hehehe. Depois dá uma passadinha lá no meu blog e da uma lida na listinha que fiz. abs!

Anônimo disse...

Deve ser muito cultural esta escolhinha, na verdade podemos dizer que os politicos brasileiros ja estão com doutorado em cara de pau. Eta que este país não vai pra frente.

Por falar nisso que joquinho sem vergonha o da seleção brasileira, la se foi um dos nossos motivos de alegria neste país.Abraços

Cássio Augusto disse...

Cara... eu tbém acompanho as vezes a Escolinha do Requião... as vezes ele fala umas verdades... bem às vezes!!! hehe

Anônimo disse...

Rosa

Futebol no Brasil só o Furacão salva!!hahahaha...
Lembra do país do futebol? Esquece, agora somo país do vôlei. rs