sexta-feira, junho 01, 2007

Este é o começo do fim de Hugo Chávez?

Qualquer criança sabe que brigar com a imprensa, em especial com a maior rede de televisão de seu país, não é uma decisão lá muito inteligente a ser tomada por alguém que pretenda se eleger ou se manter num cargo público. A jogada de Chávez que não só calou a mais alta voz da ala oposicionista no país, como em seu lugar, colocou um fantoche chamado TVES, pode ter sido o combustível que a oposição pedia aos céus para fortalecer sua posição.


Acredito que a motivação de Chávez para fazer o que fez esteja no gosto pelo perigo. Como se sabe, Chávez é militar e como não é segredo para ninguém, os militares gostam muito daquela máxima:

"Vencer sem dificuldade é triunfar sem glória!"

Ele deve estar sentindo falta de uma oposição mais forte, já que sua tática de eliminar todos os seus adversários foi muito bem sucedida, e estes apresentam-se tão irrelevantes na cena política atual, que se o próprio Chávez não criasse um fato novo para pôr emoção no jogo, não seriam os seus inimigos locais que o fariam. Por isso é bem provável que o venezuelano esteja moldando uma dificuldade para poder triunfar com a glória necessária para que alguém ocupe um lugar de destaque na história de uma nação. Se não, qual a explicação para interromper a novela sem que se saiba se a pobre, Graciela viverá feliz para sempre com o seu grande amor, David Spinoza? Para ter uma idéia do que isso significa, imagine qual seria a reação do povo brasileiro se o presidente Lula resolvesse tirar a Globo do ar, justamente agora que a tática de usar e abusar dos adultérios e surras estão turbinando a novela das nove. Certamente o Brasil iria parar!


A decisão de não renovar a concessão da única emissora de tv com alcance nacional e, por conseguinte, a maior audiência da Venezuela, pode ter sido o ponta-pé inicial para a queda de Hugo Chávez, uma vez que o presidente deverá perder muito do apoio com o qual conta na classe mais baixa da população daquele país, e a Venezuela, que nas últimas décadas têm vivido momentos de grave instabilidade política, agora deverá mergulhar mais fundo numa crise social sem precedentes em sua história recente.

11 comentários:

Cássio Augusto disse...

Cara... então... o problema é como a mídia brasileira tem tratado o assunto... como um ato ditatorial de Chávez... mas é lógico... será que as emissoras brasileiras gostaríam de discutir o tema das concessão pública de TV?? mas é claro que ñ... mas pelo menos esta questão da Venezuela serviu um pouco para levantar a lebre... assim... se os brasileiros ao menos se perguntarem o que significa renovação e tals... já é legal!!!

Sobre a Emenda 3... eu tbém concordo contigo... e me sinto triste por ñ ter conseguido falar sobre o tema... tá tdo muito corrido pra mim... sem internet e tempo para escrever!!!

Dorian disse...

Chávez além de estar levando a Venezuela para o atraso e se firmando como um ditador, a exemplo de seu ídolo Fidel Castro, é um manipulador dos fatos e não teve pelo menos a coragem de admitir o verdadeiro motivo do fechamento da RCTV. Alegou que era devido ao canal ter se aliado a golpistas que tentaram derrubar seu governo no passado. Mas logo Chávez, um golpista usar esse argumento é o cúmulo da cara-de-pau! A tal revolução bolivariana não existe. O que existe é o chavismo, que não sobreviverá a seu criador.

Omar disse...

Cássio, eu tb estou sem internet em casa e para escrever fica tudo mais corrido.

Dorian

Será que o Hugo Chávez está levando a Venezuela ao atraso mesmo? No ano passado eles tiveram um crescimento comparável ao da China ou da Índia. Creio que na esfera econômica não há muito o que se criticar, o mesmo não se pode dizer no plano político...

Dorian disse...

Omar,
A única coisa que salva a economia da Venezuela é o preço alto do petróleo no mercado internacional, que diga-se de passagem, é vendido em larga escala para os Estados Unidos. Chávez é ridículo.

Anônimo disse...

Acredito que sim. Concordo com teu texto. Chavez deu um tiro no pé. Uma pena.

Abraços!

Omar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Omar disse...

Concordo em parte com você, pois inegavelmente, o motor do crescimento da economia venezuelana é o petróleo, porém discordo quando você diz que o crescimento se resume a isso. O que você não está levando em conta é que o país está usando o dinheiro vindo do petróleo para investir nos setores produtivos da economia. O dinheiro tem sido usado para financiar a estruturação e o fortalecimento do mercado interno num processo evidente industrialização. É só analisar os fatos com isenção que isso se torna óbvio até.
Os petrodólares estão servindo para acabar com a economia improdutiva e importadora vigente no país há muitas décadas.
Por isso, não dá para dizer que o petróleo é a única explicação para o crescimento da economia venezuelana. Pode ser a principal, mas não a única.

Diego Moretto disse...

Omar, sou obrigado a concordar com o Dorian. E me baseio em fatos lidos na revista Carta Capital de já algum tempo (não lembro mesmo o mês, se lembra te falo). Chpavez funciona como Lula, se tratando de governar com ajuda de ministros. A economia da Venezuela cresceu graça as baixas no Oriente Médio e a competência do Elias Jaua (ministro da ecnomia) em saber veincular as vendas do petróleo e controlar a economia do país. E mesmo fazendo o PIB crescer, a Venezuela enfrentou sim uma crise economica nos ultimos meses. Chávez esta afundando cada vez mais nesta sua loucura de new socialismo ditatorial. É esperar pra ver não?!

E respondendo a su pergunta: o passo pra trás que o Hugo ta dando, é em relaçaõ a tudo, inclusive a economia sim. O PIB cresceu maravilhosamente, tudo bem, mas há uma crise economica sim na Venezuela, além das outras mazelas que tu já conhece bem. Grande abraço cara, achei que vc podia discorrer mais neste artigo, mas vi que o problema é parecido com o meu: sem net e sem tempo né? hehehehe. Fuiz, abração!

Anônimo disse...

Omar, estava pesquisando na internet sobre a redução da maioridade penal (que sou contra) para acabar de formar minha opinião sobre o assunto, já que irei redigir um texto em outro blog.

Não tenho uma opinião totalmente formada sobre o assunto específico de Chavez ter fechado a RCTV. O que me parece, (tenho que estudar mais) é que realmente a emissora estava fazendo lá, ou pior ainda, o que mais ou menos a rede globo faz com o nosso governo. Tb não acho que é um atraso isso ter acontecido, já que há melhorias no país.

Uma emissora tem muita influência sobre a opinião pública. Se mostram só o lado ruim das coisas (talvez até mentiras) e só o que convém à eles, realmente pode se pensar numa tentativa de golpe, não é?

Anônimo disse...

Omar, esqueci de completar o primeiro parágrado do meu comentário.

Pesquisando sobre a maioridade...... foi aí que encontrei o seu blog e tive o interesse de ler outros assuntos.

Omar disse...

Olá, Renata, espero que você tenha encontrado algo de útil aqui, e tomara também que você não tenha lido os comentários do texto que eu respondo o André.
Depois, me passa o link do seu texto, blz?
Sobre a pergunta final que você deixou, estou preparando mais um post sobre o assunto, lá eu te respondo.
Abraços