quarta-feira, junho 06, 2007

Algo estranho paira no ar!

Por incrível que pareça, este blog vem alcançando uma quantidade de acessos diários que em momento algum pensei que chegaria! A média tem girado em torno de 200 acessos por dia, não é muito se comparado a outros blogs, mas está muito acima do que eu jamais imaginei que um dia chegaria; e bem mais do que era há alguns meses atrás. Para se ter uma idéia, foi preciso de pouco menos de 1 ano para que o contador registrasse 6.000 visitas e em pouco mais de 3 meses, inexplicavelmente, este número mais que dobrou. O intrigante é que essa turbinada coincidiu com a época que eu decidi radicalizar, não faço mais nenhuma divulgação, nem mesmo pelo Orkut, do qual já estou afastado há um bom tempo.

Como não tenho a menor idéia do porquê do súbito e estranho aumento nos acessos, resolvi instalar o tal do Google Analytics para ver se me ajudava a entender o que está acontecendo, e parece que descobri - a média de permanência no blog é de 14 segundos (!), assim fica claro que, muito provavelmente, a esmagadora maioria entra aqui por engano, talvez direcionado pelo Google busca, então imagino que quem chega por este site, ao perceber que foi "enganado", imediatamente, cai fora não deixando nem sombra para contar história.

Outro detalhe me chama a atenção também é que com o aumento dos acessos, seria de se esperar que o número de comentários seguisse a reboque, porém não é isso que tem acontecido, muito pelo contrário, enquanto o número absoluto de visitas encontra-se numa numa escala ascendente, o número de comentários entrou numa curva descendente.

A explicação para os comentários não subirem junto com os acessos está fácil, visitantes relâmpagos, geralmente, não costumam comentar mesmo, entretanto, a diminuição nos comentários creio estar ligada à qualidade dos posts, cuja queda não posso negar! Realmente a qualidade do que vem sendo postado caiu muito desde que a conjugação da minha mudança ocasionada pelo meu casamento com o fato da minha atividade profissional ter começado a tomar mais do meu tempo do que tomava anteriormente, acabaram por me impedir de escrever como gostaria. Se os textos nunca foram um primor no quesito qualidade, nos últimos tempos eles estão mais para desastre do que para qualquer outra coisa. Espero melhorá-los quando eu voltar a ter computador em casa, talvez assim, este súbito aumento nas visitas reflita no número de comentários.

8 comentários:

marcos disse...

Ah, a modéstia...
Primeiro, seu blog é bem escrito e está cada vez melhor.
Segundo, o Google Analytics é uma excelente ferramenta. Instalei também no FdG e ele dá uma excelente idéia do que é de interesse para os leitores.
Terceiro, você tem que pensar se você escreve para si ou para a galera. Escrever em bom português já é uma benção para os leitores; quando isto envolve idéias, aí é o nirvana.
Quarto, para ter muito acessos, a regrinha é escrever sobre assuntos da atualidade e com títulos que pareçam as palavras de busca do Google. O blog vai ser identificado muito facilmente.
Quinto, o quanto você quer seguir regrinhas em vez de escrever o que você quer, como quer e, melhor ainda, por que não subverter todas as regras?
Viva a polêmica!
Sucesso na carreira e felicidades no casório. Abraço & stay creative.

Diego Moretto disse...

Esta parada de blog é bem estranha né cara? Primeiro que a cada post que escrevo morro de medo de plagiarem e eu não puder fazer nada? Ou posso, sr. advogado? hehehehe. outra coisa tbm, são alguns comentarios mecanicos de orkut. Agora que to sem net na republica e obrigado a ir em lan house dias de semana, sei quem realmente le e gosta do meu blog, o que me motiva mais a escrever. Acho que as visitas estão por volta de 6000, mas não é algo que eu ligue. Esta parada de Google Analytcs procurarei saber mais do que se trata. Por enquanto tento atualizar sempre que posso. Hoje mesmo darei umas dicas de musica, filmes e programas para o feriadão. Dá uma passada lá e se divirta com sua esposa (e filho(a)?)

OBS: Já ia me esquecendo... se estes seus últimos posts estão um desastre, fico ate com vergonha de ler os meus, hehehehe. E mais, ate o final do feriado comento os ultimos 3 que não comentei ainda ok?! abs e volte sempre.

OBS2:hehehe....a pergunta que me fez sobre o Chávez respondo no seu artigo sobre ele. abs!

Anônimo disse...

também achei q seu blog melhorou nos últimos tempos, com textos mais 'soltos' e descompromissados.

pelo catatau, os últimos dias tem sido um desastre também. o negócio é que nunca sei como blogar, e ainda questões de público, acessos e comentários é para mim uma tremenda incógnita... o negócio é ir tocando o barco, heheh

Cássio Augusto disse...

Dae cara... cheio dos acessos então!!! é... o meu tbém está com uma média diária de 100... e como faço pra instar esse negócio do Google??? flw!!!

Omar disse...

Caco

Então agora entendi! O Google Analytics tem me trazido que as palavras que mais têm direcionado visitantes para este blog são "maioridade penal", "ideologia", "Hugo Chávez" entre outras. Por isso agora acho que tudo ficou mais claro.
Valeu.

Diego e Cássio

Bem lembrado, agora eu me dei conta que deveria ter colocado o link no post, vou corrigir isto agora. E não se preocupem que é muito fácil instalar, afinal se até eu que sou um zero à esquerda em informática consegui...rs

Catatau

Olha só, quer dizer que você blog igual a mim? Quem diria. rs
Esse negócio de público alvo, o que atrai mais visitas (só depois do comentário do Caco que eu fui começar a entender), comentários, também são grandes incógnitas.

Questão Fundamental disse...

Entrei hoje pela primeira vez, movido por uma busca de imagem. Apesar de morar tão distante é o tema do texto que li ser tão paroquial, aos meus olhos foi muito atraente. Espero que continue escrevendo, apesar das precariedades dos recursos. Quem sabe um dia vc junte tudo e transforme em um livro?

Um abraço

Anônimo disse...

eu conheci teu blog pelo google, estava atrás de um palhaço triste, li teu perfil e achei engraçado, hoje eu venho sempre pela qualidade dos textos, e espero que arrume um pc para vermos mais post por aqui, abraços.

Omar disse...

Questão Fundamental

Realmente este post é bem paroquial mesmo, e o da praça então nem se fala...rsrs...mas só esses né?

Rosa

Na verdade, diminuir o espaço de tempo entre os posts é meio difícil, o problema de não ter pc em casa é que me obriga a escrever durante o trabalho, ou seja, sobre pouquíssimo tempo para escrever.
Abraço a todos