segunda-feira, maio 07, 2007

O melhor filme do ano

Depois da decepção do ano, chegou a hora de falar do filme do ano. Eu sei que ainda está cedo, mas não acredito que até dezembro saia algo melhor que o Homem-Aranha 3 - o filme dos Simpsons, talvez seja o único capaz de me desmentir - ao menos na minha visão de leigo.

Como eu já disse aqui, neste blog a minha intenção não é falar sobre cinema, isso eu deixo para quem consegue assistir a um filme com outros olhos que não o de mero espectador, porém, hoje resolvi abrir uma rápida exceção para falar de um filme grandioso.

Ontem, criei coragem para enfrentar uma fila digna dos velhos tempos de INPS (atual INSS), fui assistir ao terceiro filme do Homem-Aranha, e digo uma coisa: valeu cada minuto perdido nas filas para estacionar, comprar ingresso, esperar a abertura das roletas, etc. Valeu a pena porque o filme é excelente!

Sinceramente, eu sempre fico com um pé atrás, quando os estúdios de cinema ou emissoras de televisão resolvem levar adiante a adaptação de algum personagem das histórias em quadrinhos. Geralmente, o resultado é decepcionante, estão aí a versões feitas para a televisão do Batman ou do Hulk (nesta até o nome do cientista, Bruce Banner, foi mudado para David Banner!), ou ainda, a do Demolidor para as telonas, que não me deixam mentir. Além disso, também não sou um grande entusiasta das continuações, pois estas, em raras oportunidades conseguem manter o padrão do primeiro. Por tudo isso, somado ao fato de ser leitor assíduo de histórias em quadrinhos, como você deve ter notado na minha descrição ali do lado esquerdo, a cada filme do Homem-Aranha lançado, eu fico não com um e sim com os dois pés atrás, entretanto, todos os filmes rodados até agora, tiveram resultados, até certo ponto, surpreendentes! (Prometo que este é o último ponto de exclamação do post de hoje) Fato este, que garante às sequências estreladas por Tobey Maguire, o direito de entrarem para o seleto grupo das continuações que conseguiram manter um certo padrão de qualidade, ou seja, das exceções que confirmam esta regra, onde já estão instalados, com todas as honras possíveis, "O Poderoso Chefão I e II".

Nesta terceira aventura, apesar do filme não ter alcançado a profundidade do herói, o diretor, Sam Raimi, mostrou que sabe o que está fazendo, e que os belos resultados verificados nos dois filmes anteriores - especialmente no segundo - não foram obtidos por acaso. O ator principal, Tobey Maguire, parece que nasceu para encarnar o personagem. Kirsten Dunst, a Mary Jane, atua melhor a cada filme, os demais atores estão, simplesmente, sensacionais! (desculpe, não pude evitar mais uma) As cenas de ação, estão de tirar o fôlego (que piegas isso), o surgimento do "Homem-Areia" idem, enfim, o filme está ótimo, embora um pouco abaixo do anterior, o que não é demérito nenhum, pois o segundo foi uma verdadeira obra-prima.

E por falar nisso, o número três é ótimo, no entanto, alguns problemas não podem passar despercebidos, como a participação do "pai da criança", Stan Lee. Ora, se queriam colocá-lo no filme, talvez como uma forma de homenageá-lo, poderiam ter dado a ele uma fala menos idiota. Outra coisa, Peter Parker mau, é emo? Desse jeito, muita gente vai deixar de ver o filme, quando ouvirem dizer que no fundo, no fundo - sem duplo sentido - o Aranha é mais um representante da "modinha". Ainda há outros pontos negativos no longa, mas tudo detalhe que não compromete o resultado final que como eu disse, foi espetacular! Agora sim, as exclamações acabaram.

Para quem não viu, vale a pena.

4 comentários:

Diego Moretto disse...

Dae cara, blz! Pow, achei que ficou bem diferente do meu post o seu. Uma pena, já tava separando advogado para procesar por plágio, HAUHAUHAUHUAH. Brincadeira.

Bom, acho que talvez tenha sido precipitado em dizer que foi o melhor do ano. Mas concordo que o filme é excelente. Brother, o roteiro tava impecável e o q q eram aqueles efeitos visuais??? Show de bola. O Parker emo realmente foi engraçado, é a 1º coisa q vem na cabeça msm, hehehhhee. O filme é sensacional, pra mim o melhor da trilogia. Outra coisa q não concordo, foi q vc disse que não gostou do Batman (o Begins?) e o demolidor? Pow, adorei tbm estes dois, uma pena não ter gostado... mas o Hulk realmente é de chorar, tosko que só ele. Bom, é isso. Li o post abaixo tbm, é esta absolutamente massa. Concordo plenamente. Volte mais lá no blog pow, gosto dos seus comentarios. ate mais!

Anônimo disse...

A cada post do Homem-Aranha a vontade cresce cada vez mais. Ainda não vi o filme, mas pelo que me disseram é diversão garantida.

Concordo contigo em relação às continuações. Muitas são de dar dó... Mas o Poderos Chefão I e II é espetacular! Esse eu não deixo de assistir toda a vez que passa na TV.

Bom, é isso.
Abraços

Anônimo disse...

Tô indo ver! Se não gostar te passo o número da minha conta para reembolso. Heheeheheh!!!!

Abraços!

Omar disse...

Diego

Ainda bem que vc não achou q ficou parecido, pq qdo eu li o seu post, só não pensei q vc tinha copiado de mim pq o seu saiu antes do meu. Além do q, eu sou muito pobre p/ pagar indenização a alguém. rs

Fábio e Márcio

Se vcs conhecem a história original de como o Peter Parker se tornou Venom e tudo q aconteceu depois, talvez se decepcionem um pouco. Mas como diversão, eu garanto.