sábado, outubro 28, 2006

Debate


Gostei do debate realizado ontem - exceto pela participação dos tais "indecisos", pois como bem disse a Jade, isso me parece mais um "engano-bobo" da Rede Globo.

Em razão das regras do debate, as propostas finalmente apareceram - timidamente, mas apareceram - sendo que estas foram decepcionantes. Ao ouvir os presidenciáveis pensei comigo: o que é pior? Um debate sem propostas? Só com bate-boca, como foi o realizado entre os candidatos ao governo do Estado do Paraná. Ou um debate com "propostas", entretanto, recheado de mentiras e demagogia? Acho que fico com a primeira, neste caso, pelo menos é possível dar alguma risada!

De todo modo, neste post pretendo comentar alguma coisa sobre o último debate destas eleições.
Durante as quase duas horas de debate, Lula, me pareceu mais à vontade, enquanto Alckmin demonstrava mais apreensão. Lula abriu a porta do estoque de mentiras e omissões, já Alckmin, aparentava ter desistido da vitória, pois não conseguia refutar os pseudo-argumentos do petista. Enfim, algo que eu já desconfiava agora é definitivo: nenhum dos dois atuais candidatos a presidente nos servem! Nenhum dos dois apresentou um projeto, mostrando onde pretendem levar o Brasil ao fim do seu mandato. Ambos simplesmente competem no campeonato do "chutômetro".

Lula gosta de dizer que hoje o risco-país do Brasil está muito baixo, que a Selic apesar alta, encontra-se num nível bem inferior ao quando ele assumiu, que a inflação está controlada, etc. Entretanto, o que ele parece não saber (e nem Alckmin, pois ele nunca se ateve a isso de forma contundente) é que no período em que os tucanos estiveram no poder, nós tivemos as crises do México em 1995, dos “Tigres Asiáticos” em 1997-1998, da Rússia em 1998-1999, Argentina em 2001-2002. Além da recessão econômica de 2000, da maior economia do planeta. Enquanto que hoje o mundo está crescendo, só o Brasil ficando para trás.

Num dado momento, Lula deixou claro que considera o povo brasileiro muito burro, ele disse que o desmatamento da Amazônia caiu 52%! Realmente o desmatamento caiu, no entanto ele não disse qual era o ponto de referência. O jornal Folha de S. Paulo do dia 27 desse mês, publica um gráfico mostrando quanto foi desmatado ano a ano, esclarecendo que no período de agosto de 2003 a agosto de 2004 o desmatamento alcançou o segundo nível mais alto desde o início da monitoração, esta foi a referência adotada. Além disso, nos dois mandatos de FHC o desmatamento chegou a 77,7 mil e 74,7 mil quilometros quadrados, respectivamente, já no governo petista o desmatamento deverá alcançar o patamar de 84 mil quilômetros quadrados. A sorte dele é que nem mesmo Alckmin devia ter conhecimento disso.

O candidato do PSDB, por sua vez, deixou muito claro que o estilo de debate que a Globo adota pelo segundo ano consecutivo, não o deixa muito à vontade. A impressão que me causou é que ele não conseguia formular adequadamente seu raciocínio, impossibilitando-o deste modo de refutar, eficazmente, as palavras do provável futuro presidente do Brasil. O tucano só conseguiu se sair satisfatoriamente quando tocou no seu tema favorito: corrupção! Nos demais, sua atuação foi deprimente.


Para encerrar: aquela história, que se os votos nulos ultrapassarem a marca de 50% mais um, os candidatos deverão ser trocados... era mentira mesmo??

Nenhum comentário: