sábado, outubro 14, 2006

Coréia do Norte, a sua batata está assando...



Há algum tempo atrás, pouco depois deste blog ter sido criado, eu abordei o assunto relacionado à pretensão iraniana de enriquecer o urânio, ingrediente indipensável para a fabricação da bomba atômica. Terminei aquele post fazendo um gancho sobre a Coréia do Norte, no entanto, acabei esquecendo de voltar ao tema, sendo que agora diante dos acontecimentos envolvendo este país, me lembrei e retorno para tratar do assunto. Vamos a ele.

Como já havia dito naquele antigo post, a Coréia do Norte foi incluída no chamado "eixo do mal" pelo presidente Bush e este ato praticado pelo governante norte-americano, no meu entender, culminou no teste nuclear norte-coreano realizado segunda-feira passada.

Ora, após o 11 de setembro, os EUA atacaram o Afeganistão e o Iraque...

- Quem é o próximo da lista? Grita Bush para o primeiro lacaio que aparece na sua frente.

- Temos dois Mr. "Pruesidente". Irã e Coréia do Norte.

- um deles têm arma nuclear?

- Provavelmente um.

- Então atacaremos o outro.

Ou seja, este é o motivo para iranianos pretenderem enriquecer urânio e norte-coreanos insistirem em demonstrar a todos o seu poderio nuclear, ambos contrariando diversos pactos internacionais.

Lembrando ainda que os EUA não respeitam qualquer tratado contra a proliferação de armas nucleares e até hoje produzem os mais modernos armamentos.

Sanções à Coréia do Norte

Antes de se punir este país asiático, faz-se necessária uma pequena volta ao passado para tomarmos ciência dos antecedentes que culminaram nos eventos atuais.

Ao mesmo tempo que Bush denunciava a existência de um suposto "eixo do mal", o Pentágono bolava diversas estratégias para o emprego preventivo de armas nucleares contra China, Rússia, Líbia, Síria, Iraque, Irã e Coréia do Norte, isto é, foram os EUA quem deram o primeiro "tiro" nesta guerra, por enquanto, psicológica. Finalmente, vale dizer que os Estados Unidos não respeitaram a resolução do Conselho de Segurança da ONU, quando da invasão ao Iraque, e zombando desta instituição afirmaram ainda disseram que o apoio ou não da ONU seria irrelevante, isto é, o líder norte-coreano acredita estar correndo sério risco.

Por isso fica a pergunta: como punir os norte-coreanos - povo já castigado pela fome - por não respeitar uma resolução da ONU, quando o seu membro mais importante, que deveria dar o exemplo não só o desrespeita, como ainda o humilha perante o mundo?

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi,

Legal seu blog.
Para postar vídeos, vc faz o seguinte:
Se for no youtube, vc copia o EMBED do vídeo que vc quer, aí quando vc for postar, vc clica em ESCREVER EM HTML e cola o embed e publica!

Entendeu?!?!!!

Abração =-)

Jacque Muniz disse...

Awe,fico feliz por vc ter conseguido ajeitar a acentuação das palavras no blog. Ficou muito bom o layout.

Vamos ao post: isso q vc escreveu é pura verdade. Vão castigar um país humilde por estar 'desrespeitando'a ONU (só tem idiota lá, cambada de puxa-saco dos EUA...)enquanto os EUA fazem o q querem e quando querem e ninguém se mete com eles. Incrivel estar no seculo XXI e ver coisas da época de monarquias... Manda quem tem mais. A Coreia do Norte já perdeu essa.
Essas coisas de armas nucleares nunca dão certo,sinceramnete ñ gosto de armas, mas se um pode fazer os outros tmb podem. Bem q na verdade eu preferia q ninguem fabricasse nada disso.

Bom fds.
Bjs.

... Girllov& disse...

Bush, Bush, Bush... no meu conceito ele é um mimado, implorando por atenção alheia, e mal ( muiitoo MAL ) comido...

não, meus posts são apenas sentimentos subjetivos transformado em contos aleatórios, pode ser que seja desejos, vontades, adimiração... mas não há realidade, Bom... um ou outro foi baseado e história real, ou foi dedicado a alguém em especial.. rsrs

não fui procesada, mas levei um pitão da(o) dona(o) do site de onde tirava as fotos, ai reformatei..uhauhauha
e belo lyout o teu, ganhou um ar de "Formador de Opinião" =]

Thiago Fagundes disse...

putz
show seu blog gostei mesmo :)
depois vc passa no meu pra dar uma olhada tb!
valew
e ta dificil conhecer o proprio mundo cara, nem tente se nao vc fica eh doido! :P

Lilian Almeida disse...

Oi td bem???
Vc gosta de rock? Se gostar, passa no meu blog e eleja as 10 melhores bandas de sua preferência. Aguardo sua visita, té +!!!

Genecy Adaime disse...

Gostei do seu blog: temas muito atuais, análises muito boas, principalmente o texto sobre a Coréia do Norte.