terça-feira, outubro 03, 2006

Rápida análise das eleições

Encerrado o primeiro turno das eleições, agora nos resta tentar analisar tudo que aconteceu.

Presidente

Ao contrário do que pensava a maioria (na qual me incluo), vamos ter segundo turno. Algumas pessoas tem defendido a tese de que a ausência de Lula no debate promovido pela Rede Globo tenha causado este fenômeno tão inesperado, não vejo dessa forma. Eu entendo que defender este ponto de vista seria adotar uma postura simplista do caso. De fato, alguma influência o fato teve, entretanto, as coisas não são tão óbvias quanto todos nós gostaríamos que fossem. Tudo teve início há muito tempo atrás, na verdade desde o episódio "Waldomiro Diniz", passando por "mensalões", "sanguessugas", "dossiês" e culminando com a fatídica decisão de não comparecer ao debate. Tudo isso somado é que influiu.
Além disso, qualquer pessoa, por mais desligada de política que seja, percebe a mudança no discurso, antes de chegar ao poder, os militantes petistas se diziam diferentes dos políticos até então no comando da nação, após chegarem lá, contraditoriamente, passaram a se dizer iguais aos demais. Ora, mas a vitória nas eleições de 2002 ocorreu em razão da população ter acreditado haver diferença, uma vez que ela não existe, é melhor deixar a turma do PSDB comandar a país, pois eles sabem lidar melhor com o neo-liberalismo, afinal um dos líderes deste partido foi um dos responsáveis, pelo ressurgimento da antiga tese de Adam Smith.
Para o segundo turno, acredito que os votos de ambos estejam consolidados, para Lula deve faltar pouco mais de 1% para se reeleger, não creio que encontre tanta dificuldade para conquistar este percentual.
Governador
Aqui no Paraná, onde moro, o segundo turno será disputado pelo atual governador Roberto "Ferreirinha" Requião e o senador Osmar "acabem com os direitos trabalhistas" Dias. Algo já esperado, pois Requião conta com um índice de rejeição elevado, enquanto isso, o irmão do senador reeleito Álvaro Dias, ainda não causa tanto repúdio.
Em 2002, o atual governador licenciado, perdeu no primeiro turno e venceu o segundo, não estranharia se acontecesse a mesma coisa agora, já que o Dias mais velho perdeu o primeiro e têm boas chances de levar o segundo turno.
A surpresa aqui ficou por conta da definição do terceiro e quarto lugar. Rubens Bueno do PPS, estava em terceiro em todas as pesquisas eleitorais, bem à frente do quarto, o senador Flávio Arns do PT, mas na contagem final dos votos o petista deixou o amigo do Cassio "Caixa 2" Taniguchi comendo poeira. Entretanto, nem tudo é má notícia para Rubens Bueno, ele pode comemorar o crescimento de sua votação: em 2002 ele ficou em 5º lugar com 7,04% dos votos, agora ele ficou em 4º com 8,7.
Senador
A reeleição de Álvaro Dias não foi nenhuma surpresa, ele era o favorito disparado, para cumprir mais 8 anos de mandato como senador, aqui só vale ressaltar que a primeira eleição de Álvaro Dias para o senado ocorreu em 1982, desde então, exceto por um período como gorvernador do Paraná, nunca saiu de Brasília, agora com mais um mandato pela frente só poderá sair de Brasília em 1914, trinta e dois anos depois de sua primeira vitória!
Deputados
Alguns candidatos envolvidos com esquemas de corrupção não foram eleitos, como por exemplo, Íris Simões, candidato a deputado federal envolvido com a máfia dos sanguessugas.
Apesar disso, grande parte dos favoritos e vários corruputos chegaram lá, então ao menos por enquanto, não vale a pena fazer qualquer outro comentário a respeito.

3 comentários:

Fernanda disse...

Vc tb não gostou do meu! Então, estamos quites!

Jacque Muniz disse...

Fico realmente contente por ter 2° turno em presidente.Agora o Lula vai ter q tomar vergonha na cara e ir em algum debate.

Rspondendo um antigo comentario seu sobre a Cicarelli: ñ vou com a cara dela e isso vem de bem longe. E tive váaaaaaaaaaarias oportunidads de ver o video. Acontece q ela me aborrece tanto q ñ quis dar esse gostino a ela. Apenas fiz um post 'elogiando' o 'trabalho' dela.

Bjs ^^

Anônimo disse...

LULA VAI DEPENAR UM EMPLUMADO.

SERÁ QUE DEPOIS DISSO VAI SE RELEVAR UM CHUCALHO.