terça-feira, agosto 07, 2007

"Cansei" e demais movimentos, preparam golpe*!


Recentemente, a sociedade brasileira foi apresentada a 3 novos movimentos, ditos sociais, entretanto, estes novos contam com um diferencial em relação aos já conhecidos, já que são de extrema direita! Até então, creio que poucos sabiam que a direita estaria tentando uma mobilização, busacando se organizar para de alguma forma reivindicar algo. Três destes movimentos encontram-se na vanguarda da tentativa da guinada à direita, são eles: "A Grande Vaia", "Endireita Brasil" e o"Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros", mais conhecido como "Cansei", encampado pela OAB/SP .


O primeiro deles, "A Grande Vaia", me parece ser o mais irrelevante, surgida no Orkut tem como único objetivo vaiar o presidente Lula, onde quer que ele se apresente em público, ou seja, é um movimento acéfalo, por isso irrelevante, motivo que me leva a desprezá-lo como movimento social de fato.

O "Endireita Brasil" é o mais organizado dos três. Contando, inclusive, com um site na internet. Seus ideais são os seguintes:

a) Primazia das Liberdades Individuais sobre o Interesse Coletivo;
b) Livre Iniciativa e Livre Mercado;
c) Respeito às Leis, aos Contratos e à Propriedade Privada;
d) Governo Limitado;
e) Sólidos Valores Morais e Éticos.

Além destes, ontem no programa "MTV Debate", o representante desta associação, dr. Ricardo Salles, disse com todas as letras que, atualmente, o lema da associação por ele ali representada era o "Fora, Lula!". Por isso, não tenho dúvidas que se preciso e possível for, certamente, recorrerão a um golpe contra a democracia para alcançar este intento.

O "Cansei", outro movimento golpista, pretende ser mais articulado que o primeiro, e até consegue - também conseguir ser mais destrambelhado que "A Grande Vaia", é bem difícil, mesmo - porém isto não significa que sejam mais racionais. Na passeata realizada na cidade de São Paulo, foi possível encontrar desde defensores da redução da maioridade penal, até membros do movimento "República de São Paulo", cuja reivindicação é tornar o estado de São Paulo uma nação soberana. Ainda nesta passeata ao passarem em frente a um quartel, os manifestantes não se acanharam e tiveram a coragem de entoar um "Acorda, Milico! Acorda Milico!". E este parece ser o principal desejo destes supostos defensores do Estado Democrático de Direito, pois na comunidade "Fora Lula" isso também é bastante lembrado. Sem falar nos berros de "cachaceiro, cachaceiro" ou "vagabundo, vagabundo" e "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão". E das faixas e cartazes muito "politizadas", nas quais podia-se ler: "Marta, fora, biscate", "Lula, maldito, relaxa e vaza”, “Somos a elite decente” .

O lacerdista "Cansei" foi o estopim para a declaração de guerra entre a OAB/SP e a OAB/RJ, posto que esta, por meio de seu presidente Wadih Damous, declarou em recente entrevista concedida à revista "CartaCapital" o seguinte:

"Acho que o 'Cansei' obedece a interesses de quem hoje faz oposição. Se um movimento dito da sociedade civil não assume o seu caráter oposicionista, fica claro que há conotações outras. Digo claramente que são conotações golpistas. Do meu ponto de vista, trata-se de um movimento das elites paulistanas. Há nele personalidades e entidades que não têm um curriculo muito apreciável em termos de defesa da democracia. Não tenho notícia de qualquer seccional da OAB que tenha aderido, além da de São Paulo."


Todos estes movimentos ganharam força e notoriedade após o acidente com o avião da TAM em Congonhas. Esta tragédia foi um prato cheio para a elite autoritária brasileira, especialmente, paulistana, se empanturrar de mingau. Esta elite golpista, por incrível que pareça, nunca aceitou o fato de Lula ter finalmente, vencido as eleições, mesmo depois dele ter tentado de todas as formas agradá-los, assumindo inclusive, sua postura pró-elite, pois o vêem como se fora um burguês que acabou de comprar um título de nobreza, e agora busca de todas as formas condições para engendrar um golpe se possível mandando Lula para a prisão. Justificam o "Fora, Lula!", citando o "Fora, FHC!", porém, é preciso lembrar que este também era lema golpista, desprezível, portanto, e não é porque o complemento do "Fora" é outro que o deixou de ser.

Na foto, está o Grupo Cansei de Ser Sexy, único "Cansei" realmente agradável.

Um comentário:

Cássio Augusto disse...

É... a CUT está lançando o "cansamos" para combater este movimento golpista!!!