quarta-feira, abril 04, 2007

Racismo contra branco não existe?


Na última terça-feira a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, (foto) em entrevista concedida à BBC Brasil, proferiu uma das declarações mais bombásticas de todos os tempos da última semana (salve Titãs):

"BBC Brasil - E no Brasil tem racismo também de negro contra branco, como nos Estados Unidos?
Matilde Ribeiro - Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos Estados Unidos. Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou."
Para ler a íntegra da entrevista acesse o site da BBC Brasil.

Certamente, a ministra falou o que não devia no lugar errado. Ela fala que não é racismo quando um negro se insurge contra um branco, entendo que este é o ponto no qual ela mais se equivoca durante toda a entrevista, digo isso pois o que eu entendo como racismo é a simples discriminação de alguém com base na raça - aqui não pretendo entrar na discussão da inexistência de raças humanas, conforme a comunidade científica mundial já demonstrou - sem importar se quem o faz é branco, negro, ou qualquer outra cor.
Ao proferir estas palavras a impessão que fica é que a nossa ministra não dirige a pasta voltada para garantir a igualdade racial, como o próprio nome indica, e sim para evidenciar uma pressuposta superioridade negra sobre as demais, o que é uma posição inaceitável, levando-se em consideração que estamos falando de uma ministra de Estado.

18 comentários:

Anônimo disse...

Concordo contigo! Ela foi extremamente infeliz e isso só mostra que mais que a competência, o que importa é quem são seus amigos para estar no lugar que está.

Abraços!

Anônimo disse...

A ministra se equivocou, isto apresenta-se de forma bem clara.O problema é que seu discurso é totalemnte ideológico, não possui rigor técnico.Sem dúvida alguma a parcialidade será comum em sua gestão.

Anônimo disse...

hummmmmmm, mal posso esperar pela continuação.

mas porque vc num concluiu a idea???

Anônimo disse...

¬¬'

Uilians Uilson disse...

Omar,Ela errou feio sim...
Desculpe a demora para responder a questão sobre o Sindicalismo que você deixou no Palavras Certas. Acho que alguma coisa de errado existe sim neste processo de comunicação e de exposição de idéias. Acredito que se o Sindicato dos Jornslistas tivessem uma melhor performance ou agisse de uma outra maneira talvez a minha filiação e a de outras pessoas aconteceria e assim acreditariamos de sua atuação. Talvez aquele momento tenha sito crucial para que eu possa tomar a decisão de distancimaneto... Gosto muito de seu blog e vou colocá-lo na lista dos meus favoritos.

marcos disse...

"... porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou."
O que move é a vingança. Ah, o lado negro da força.

Estou de volta.
Abraço & stay focused.

Anônimo disse...

Realmente, a tônica de muitos membros do governo tem sido o despreparo e a negligência com as palavras. Inclusive, a Sra. Dita Cuja, poderia até ser processada por apologia ao crime... E o pior; nós estamos nas mãos de tipos como esta senhora.

Alvaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alvaro disse...

Ola tudo bem primeiramente parabéns pelo blog, estou a procura de parcerias para troca de links, par obtermos melhores resultados nas pequisas do google e asism aumentarmos nossas visitas
se quiser fazer a parceria para a troca de links entre em contato atra´ves do e-mail alvarotiago@ibest.com.br

Para adiantar Estarei mandando os links com os respecitivos ja para serem linkados ai vão:

Texto: OROLIX, O PROVEDOR DE INTERNET QUE PAGA PARA VOCÊ NAVEGAR
URL:http://www.orolix-mania.blogspot.com

Texto: BLOG SOBRE RENDA EXTRA NA INTERET, PROGRAMAS DE AFILIADOS, DICAS TUTORIAS PESQUISAS PAGAS E MUITO MAIS...
URL: http://www.dinheiro-na-internet.blogspot.com

se tiver interesse entre em contato via e-mail

Abraços, sucesso e parabéns pelo trabalho

Dorian disse...

Omar,
Tem algo que Evo Morales fez e que acho correto (incrível eu dizer isso, não?). Foi ao assumir o governo da Bolívia, extinguir o Ministério de Assuntos dos índios. Segundo Morales, a simples existência de um ministério com essa finalidade já era uma forma de discriminação e não uma forma de combatê-la. Lula deveria se inspirar no seu colega homem-do-povo-que-virou-presidente e fazer o mesmo.
Link para a reportagem:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/01/060119_evoindiosmarciacarmo.shtml

Anônimo disse...

Falou porcaria, mas isso já é comum com o pessoal importante do nosso país, só quero ver no que isso vai dar!
=*

Anônimo disse...

Se essa “Ministra” ao menos soubesse ler, ela poderia aproveitar e dar uma espiada nos post’s colocados aqui.

Alguem ponha uma mordaça na boca dela e administre 30 chicotadas nas costas dessa infeliz.

Se estão tão descontentes, que voltem TODOS para a Africa, onde tem muito espaço aberto na natureza e que criem seus filhotes lá.

Meu filho de 11 anos foi vítima de RACISMO BRANCO, quando seus colegas de escola se recusaram a fazer trabalho em grupo com ele por “medo” de enferruarem. Quando na verdade, são tão podres por dentro que além da cor escura, de coisa estragada, tem a mente imunda e doentia, ao ponto de fazer uma criança se sentir culpada por ser branca.

Luiz Lopes disse...

Bom tenho apenas 13 anos mas sofro disso na minha cidade , um grupo de pessoas do 3º ano de outro colegio tentaram me bater por ser branco mas o CSM meu colégio viu e me ajudou nao sou ruim e desonesto com pessoas so queria que me visem como uma pessoa normal e é isso so penso tambem que as pessoas nao deveriam julgar pela aparencia.

Obs:Me desculpem pelo os erros de ortografia.Pois so tenho 13 anos e estou acostumado a escrever no Computador errado

Obrigado
Grato
Luiz

Renata disse...

Mas um branco que se recuse a viver com um negro é considerado racista por ela, não? ;)

Anônimo disse...

Racismo contra brancos existe.
Onde leciono, já presenciei várias vezes alunos negros combinando de bater em alunos brancos somente por serem brancos. É difícil convencê-los de que estão errados!

Christiano (Giga Mundo) disse...

Parabéns pelo artigo, ótima discussão! Em meu blog também há um artigo sobre o tema e as pessoas têm discutido muito sobre o artigo por lá, depois passe lá e deixe seu comentário também sobre o assunto, ok?

Abaixo o racismo contra os brancos!

E concordo, essa ministra deveria deixar a cadeira, não está preparada para lidar com um assunto tão importante e polêmico!

Christian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christian disse...

A informação da ministra é equivocada.

Leiam com atenção a definiçãod e racismo:

"O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma seqüência de mecanismos sociais"

Ou seja, racismo é qualquer forma de pré-conceito, discriminação ou tratamente diferenciado contra alguém de "raça" diferente.

É lógico que, devido a um contexto histórico, o racismo contra negros atinge uma proporção imensamente maior e preocupante.

Mas se um negro se volta contra um branco PELO FATO de ele ser branco, ele está se baseando na raça para julgar alguém e SIM, ele é RACISTA!

A mulher em questão é uma RACISTA, comportamente abominável, bem como o daqueles que concordam com o que ela disse.