sexta-feira, abril 13, 2007

Enquete sobre a descriminalização do aborto

O novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vem defendendo a realização de um plebiscito, como o que foi feito em Portugal, no qual, pretende-se entregar diretamente ao povo brasileiro, a decisão sobre a descriminalização do aborto em nosso país.
Este fato me motivou a criar uma nova enquente para saber se os visitantes deste blog concordam ou não com a descriminalização. Entretanto, para não haver confusão, alguns pontos devem ser esclarecidos:
Em primeiro lugar, quero dizer que não existe aborto de feto anencefálico, então este tipo de "aborto" não está entre os cogitados.
Gravidez decorrente de estupro, quando interrompida artificialmente, ainda assim não configura crime algum, o mesmo vale para o aborto feito quando a gestante estiver correndo risco de vida, portanto, estas modalidades também não devem ser levadas em consideração para responder à enquete.
Enfim, a hipótese que deve ser considerada é a da gestação normal, cujo feto esteja se desenvolvendo conforme o esperado e o aborto é realizado sem estar amparado por qualquer descriminante atualmente existente.
A minha posição sobre este tema, exponho outra hora.

5 comentários:

Cássio Augusto disse...

Cara... é mesmo um tema espinhoso... e eu penso que deva ser relativizado!!!

Caso simplesmente se liberer o Aborto vira bagunça... aou favorável ao ABorto depois de um processo judicial... onde se colocam os pqs do aborto... sejam psicológicos, médicos, sociológicos e afins... mas a nossa justiça!!!

Dorian disse...

Sou a favor. No entanto, acho que não devia ser coberto pelo SUS, pois não é uma doença e nem algo que coloque em risco a vida da mulher. Se a mulher quer fazer aborto que pague por ele e não o governo com nosso dinheiro que deve ser investido na prevenção e tratamento de doenças. Mal comparando é como se fosse uma cirurgia plástica estética que o SUS também não cobre (cobre apenas a reparadora). O aborto é uma decisão pessoal e não uma questão de saúde pública e por isso não deve ter dinheiro público investido.

Diego Moretto disse...

Bom cara, falando no aborto por vontade própria, ou seja, quando o bebe tem todas as chances de nascer saudavel e a mulher deseja tira-lo, sou contrario- apesar de que estou meio confuso, pois imagine a vida que essa criança teria?
Tambem concordo com o que o Dorian disse. Se a mulher deseja tirar o bebe, que pague pelo serviço. O SUS já é bem necessitado para tais tipos de atendimentos. Essa é minha opinião. No momento o lado contrario ao aborto pesa mais....

Diego Moretto disse...

Obrigado por comentar no meu blog cara... mas o que vc quis dizer com, " me diga o que fez para eu nunca faze-lo, rs"? Me explica melhor que viajei geral no que disse, hehehehhe.

Bom, concordo em parte com o que disse lá. Tambem acho que todos tem direito a julgamento e tal. Mas no caso daqueles acusados, com as provas encontradas e tudo, vc não acha que seria desleal à população mante-los soltos? Pois imagine, se fosse encontrado tamanha quantidade de dinheiro em uma favela... e eles prendessem a mesma quantidade de pessoas, só que sem os status.. Vc acha que teria pedidos de absolvição, responder o processo em liberdade e tal...OK, são situações diferentes, mas como eu disse no post, são consequencias de ser brasileiro. Estas conclusões que nós tiramos precipitadas, são decorrentes de nosso histórico. Infelizmente...

P. Florindo disse...

Não sei se o povo brasileiro tem maturidade o suficiente para votar sobre uma tema delicado como esse, já que se deixam manipular com facilidade.

Na enquete, votei contra. Em caso de estupro, como você frisou, eu até que concordo, pois a mãe criaria o "filho de um trauma". Enfim, nesses que a justiça não considera crime, sou a favor do aborto sim.

Porém, nos outros casos, sou absolutamente contra. A criança não tem culpa nenhuma sobre o ocorrido e, querendo ou não, aborto é um assassinato. É uma vida, mesmo que ainda em formação. Ela não deve ser punida pelas burradas da mãe (porque várias adolescentes de 14 anos vão querer abortar). Mas de uma forma ou outra, a criança vai sofrer pela irresponsabilidade dos pais.

Resumindo: a criança sempre vai se dar mal nessa história.