terça-feira, junho 06, 2006

O número "666"

Tudo começou com as palavras escritas por João, o mesmo discípulo amado de Jesus, no livro do Apocalipse, capítulo 13 versículo 18:
"
Isso exige sabedoria. Quem é inteligente pode descobrir o que o número do monstro quer dizer, pois o número representa o nome de um ser humano. O seu número é seiscentos e sessenta e seis
."

Desde então este supreendente número, tem servido de palco para os mais variados debates, tanto no meio religioso quanto fora dele. Alguns dizem que na realidade o número citado seria 616, outros ainda dizem que é 663. No entanto, para que seja possível chegar a alguma conclusão sobre o que esse número simboliza, primeiramente faz-se necessário àquele que se lança nesta aventura, conhecer algo sobre a numerologia utilizada pelos autores bíblicos, conhecimento esse que eu mesmo não possuo. Todavia, basicamente, vale esclarecer que ao contrário da numerologia ocultista, que atribui aos números poder para determinar o destino das pessoas e coisas, a numerologia contida no livro sagrado dos muçulmanos, judeus e cristãos é apenas simbólica.

Uma das poucas coisas que eu sei sobre essa tal numerologia é o que diz respeito aos números 6 (seis) e 7 (sete), este último na bíblia é usado no sentido de perfeição. Isto porque foi no sétimo dia que Deus teria encerrado a obra da perfeita criação do mundo, isto é, este número, biblicamente falando, representa a figura Divina, sendo mencionado 323 vezes na bíblia, sempre neste sentido.

Enquanto isso, o número 6 (seis), é mencionado 92 vezes na Bíblia, referindo-se invariavelmente ao gênero humano. Isto passou a ocorrer em razão da bíblia dizer que o homem foi criado no sexto dia, o número portanto, é o símbolo da imperfeição humana, em contraposição ao número sete que representa a perfeição divina.
Como foi dito no post anterior, a Igreja Católica afirma que a marca da besta representa o imperador romano Nero, que teria mandado para o exílio o apóstolo João, escritor do Apocalipse. Já os ebionitas, conforme está descrito no site wikipedia, argumentam que o número faz referência ao apóstolo Paulo de Tarso, pois em hebraico escrevemos 666 com as consoantes T-R-S-V ou TARSO. Ou seja, a tradição ebionita defende que a besta do apocalipse designa o "apóstolo dos gentios", que para eles é o responsável pelo surgimento da idolatria cristã.
Analisando a bíblia - já que foi ali que tudo começou - deve-se esclarecer que o diabo e a besta não se confundem, isso fica claro no versículo 10 do capítulo 20, no livro do Apocalipse:

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados."

Isto é, como o diabo e a besta podem ser o mesmo indivíduo, se o diabo será lançado num local onde a besta já o estará esperando? Além disso, vale dizer também que determinadas pessoas insistem em dizer que o início do reinado da besta se dará no dia 6/6 de algum ano terminado em 6, mas eu acredito que isso somente pode ser defendido por pessoas excessivamente supersticiosas, e principalmente, que não tenham costume de ler a bíblica, livro que eles tanto idolatram, uma vez que o versículo colacionado logo no início do post deixa bem claro que o autor não abona tal interpretação, e a sua real intenção é indicar o nome de uma pessoa, senão vejamos:

"...o número representa o nome de um ser humano..."

Por este motivo, eu digo que não existe nem embasamento bíblico, e muito menos lógico ou científico que permita a qualquer pessoa chegar à conclusão de que dias como hoje sejam dedicados a uma suposta besta que fará mal ao mundo. Portanto para decepção de alguns, até o final do dia de hoje o mundo não deverá acabar... pelo menos assim eu espero!

2 comentários:

Anônimo disse...

interessante, mas acho que metade de toda superstição criada em cima de tudo que há, relacionado ao demonio foi criado com a intenção da promoção da igreja como refúgio. Não quero inflamar nenhuma discussão sobre religião, mas muitos não temem o fim, mas o acerto de contas no julgamento final.. Francamente, eu tenho medo por que ainda quero fazer muita coisa, quero morrer satisfeito comigo mesmo. Mas não deixa de ser interessante toda a história que ronda lúcifer... abraços..

Milli disse...

Muito muito bom o texto
Bem escrito, com informacoes... nem eu sabia todos estes detalhes sobre o 666.


Parabens.
Milena