sexta-feira, abril 04, 2008

E lá vamos nós de novo...


Mais uma vez sociedade brasileira está "chocada". Agora, é pelo assassinato de Isabella Nardoni, de 5 anos. De fato o crime foi covarde e hediondo, este não no sentido legal do termo, mas em seu sentido moral, mesmo. A pequena Isabella, morreu após ser jogada da janela do apartamento de seu pai. Por conta disso, não restam dúvidas que os suspeitos naturais são o próprio pai e a madrasta, afinal eles foram os últimos a ter contato com a menina, mas daí a serem os culpados pelo crime, vai uma enorme - e bota enorme nisso - distância. Infelizmente, nem todos enxergam esta diferença, e aos poucos vamos ouvindo um "assassino" aqui outro ali, o que é lamentável, pois jogam-se os Direitos e Garantias Individuais previstos pela Constituição, na lata de lixo. Assim, se crimes desta natureza são inaceitáveis, também são inaceitáveis estes linchamentos morais de todos que se tornam suspeitos de crime em algum canto deste país.

Pra nossa sorte, a imprensa brasileira, já está vacinada depois do caso da Escala Base em São Paulo, e mais recentemente com o caso Madeleine, quando dois jornais britânicos tiveram de pedir desculpas aos pais da menina inglesa desaparecida em Portugal, sendo condenados ainda, a indenizar o casal. Certamente, por conta disso, até agora ninguém afirmou, expressamente, que o pai e a madrasta de Isabella são culpados pelo crime, embora não seja muito difícil entender o que eles querem nos fazer acreditar.

Abrindo um parêntese, que fique bem claro: assim como o homicídio de João Hélio, este crime é igualmente, inaceitável, não estou aqui querendo defender o casal, de modo algum, não sei se eles são os responsáveis, estou sim, é defendendo o Estado de Direito que vige em nosso país.

Voltando ao texto, neste caso, quem está se comportando de forma sensacionalista é a Polícia, com a conivência do Poder Judiciário. Note que a todo momento, algum integrante da equipe de investigações é entrevistado. O Promotor responsável pela futura denúncia, até entrevista coletiva já concedeu. Sem falar que de forma apressada, a Polícia logo pediu a prisão temporária do pai e da madrasta, que foi, prontamente, aceita pelo Judiciário. Com isso, somos remetidos aos tempos da ditadura militar, quando havia a famigerada "prisão para averiguações". Ou seja, prende-se para apurar, quando o correto deveria ser o contrário - primeiro se investiga, condena, e só depois se prende. Esta prisão cautelar é um caso típico onde a carroça foi posta a frente dos bois. E pra quê essa afobação? Para aplacar a sede de sangue desta imprensa que, embora não o afirme com todas as letras, já condenou os dois.

Se a prisão temporária já é revoltante, o que dizer da postura policial quando Alexandre Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, se apresentaram? Ambos foram, inexplicavelmente, algemados perante as câmeras de todas as emissoras de televisão, dando toda a pinta de que são os verdadeiros culpados pelo delito. Como já afirmei, a decretação da prisão temporária, era algo absurdo, entretanto, o uso das algemas foi muito pior. Risível mesmo! Isso não pode ficar assim, o Judiciário tem de mandar o Estado indenizar este casal, mesmo que eles sejam culpados pelo crime, que como disse, é abominável. As algemas só devem ser usadas quando o acusado oferece risco, seja condutor ou de fuga. No caso, o casal se apresentou espontaneamente, por isso pergunto: onde estava o risco? Em lugar nenhum, claro!

Enfim, isto ainda vai dar muitos motivos para eu voltar ao tema, mais tarde faço isso.

**********************************************************************************
Demorei a atualizar, pois perdi o emprego e junto com ele foi embora minha vontade de postar, mas isso é passageiro, logo volto com mais pique.

10 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If ossible gives a last there on my blog, it is about the Aparelho de DVD, I hope you enjoy. The address is http://aparelho-dvd.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Telefone VoIP, I hope you enjoy. The address is http://telefone-voip.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Omar o Estado não sabe nem para que serve.
A humanidade em si, esta perdendo o sentido da moral, ética, respeito pelo próximo, esta instalado um panico geral, será que nos conhecemos, saberemos até onde vai a nossa maldade?

Abraços, espero que de tudo certo, e volte a postar com mais frequência

Anônimo disse...

Fala Omar,

Cara, daqui do Chile eu percebo isso. Tem gente por aí dizendo que é por que o brasileiro é solidário...

Ficou ótimo o texto, eu teria escrito algo mais indignado, mas estou na paz. hehehehehe!!!

Abração!

Ah! Você altera meu link? http://www.diplomaciabossanova.net/

Anônimo disse...

Exatamente, a prisão preventiva para "averiguações" apenas serve para acirrar a fúria popular que já condenou o casal. Até podem ser culpados, mas caso a polícia não consiga provar, jamais se livrarão "do fato" de terem matado a filha.

Como sempre, muito lúcido.

Tem uma indicação para você lá no Visão Panorâmica.

Diego Moretto disse...

Olhando de fora, é visivel que a imprensa junto às Policias desconheçam a importancia das leis no pais. Não falo generalizando, mas detalhes importantes como o uso da algema, são desrespeitados defronte o povo..defronte a classe jurídica do país. É uma afronta e entendo como um advogado como vc deve se sentir. O caso da menina...bom, é a bola da vez. Aqui em Vitória uma menina tbm teve um "acidente" parecido e ja culparam o pai bebado - mas parece q ele é culpado msm, indiretamente, mas culpado.

Acho que devia haver uma sincronia.. pode ser meio surreal para um país como o Brasil (muitos paises de 1° mundo não tem essa sincronia), mas polícia, imprensa e justiça devem andar juntas. Sem mais!

Tempo que não vinha aqui. Adorei o texto. Bom, q reconheçam seu brilho como profissional logo rapaz. Abração! :)

Cássio Augusto disse...

Companheiro... o que me deixa mais "revoltado" com tdo isso é o sensacionalismo da imprensa!!! é tdo dia e boa parte do dia falando nisso... os cartões já ninguém lembra... o Tibet que se exploda... o Chávez um santo perto do pai dessa criança e etc... mas o pior mesmo... é que na semana passada aconteceu um caso parecido no nordeste... mas pq ñ teve atenção? pq era uma família pobre!!! Qtas crianças são mortas... estupradas... prostituídas tdas as noites nas periferias do Brasil???

Anônimo disse...

Olá Omar!

Tem uma indicação para você lá no Visão Panorâmica. http://www.visaopanoramica.com

Um abraço.

marcos disse...

Sua perspectiva sobre a ordem das coisas é perfeita. Concordo com você que temos que respeitá-la senão a sociedade vira uma baderna.

Omar disse...

Obrigado pelo apoio, Rosa.