sexta-feira, janeiro 19, 2007

Por que alguém resolve fumar?



Por esses dias, estava eu voltando para casa de ônibus, pensando no que eu faria se a qualquer momento o asfalto no qual o veículo estava passando, de um segundo para o outro desaparecesse, assim como aconteceu em São Paulo; eis que começo a sentir um cheiro já bem conhecido. Era o cheiro exalado por uma das invenções mais "non sense" do homem: o cigarro! No banco atrás de mim, um dos passageiros, na maior cara de paisagem, acabara de acender sua chaminé portátil. Este fato me estimulou a pensar nos motivos que levam alguém a se tornar um fumante. Afinal quais são as vantagens que um fumante tem sobre um não-fumante? Alguma vantagem deve existir, caso contrário, fumar seria uma perfeita demonstração de burrice.

O ato de fumar já foi visto como sinônimo de glamour. Hollywood em sua época de Ouro, apresentava seus mais badalados astros com um cigarro entre os lábios. Muita gente motivada por tais imagens, passou a ser vista com aquele objeto comprido e roliço na boca, mesmo sem saber ao certo por que faziam aquilo. O cinema a televisão, entre outros meios de comunicação de massas, aparentemente pretendiam passar a idéia de que o cigarro seria a fonte de onde gente como Fred Astaire ou Rita Hayworth retiravam todo o seu potencial artístico. Note-se, entretanto, que isto não é um fato isolado. O fumo e o mundo das artes têm uma íntima relação "conjugal". Onde um está, pode procurar o outro que você irá encontrá-lo. Mário Quintana, Rubem Braga, Guimarães Rosa, Augusto dos Anjos, entre diversos outros, já deram sua contribuição na disseminação da arte de fumar. O primeiro, comentando sobre o assunto disparou que:

"Desconfia dos que não fumam: esses não tem vida interior, não tem sentimentos. O cigarro é uma maneira disfarçada de suspirar".

Algumas pessoas costumam comentar que a maior empresa atuante no mercado tabagista brasileiro, a Souza Cruz, publicava seu relatório anual para acionistas recheado com ensaios literários e fotográficos abordando o ato de fumar.

Comparando o vício do cigarro com outros vícios, fica claro que este tem uma certa superioridade sobre demais, como beber ou se drogar, por exemplo. Digo isso porque quem bebe, via de regra, vê na bebida um meio para se alcançar outro fim, como perder a timidez para se aproximar de alguém ou para esquecer seus problemas quotidianos. O mesmo vale para aquele carinha que toma um comprimido de ecstasy para conseguir passar a noite inteira dançando numa balada rave. E o cigarro? Qual o fim visado por quem fuma? A meu ver, nenhum, além do próprio ato de fumar. Ou seja, o cigarro é um fim em si mesmo. Aparentemente, quem fuma não busca nisto, um fim diverso além do próprio ato de fumar. A menos que o fumante pretenda se suicidar "a prestação", por não ter condições de acabar com sua vida "à vista"...


Eu não fumo. Mas, admito que já tentei. Certa vez, um dos meus amigos fumantes, disse que essa história de que o câncer mata, era invenção da Rede Globo, afinal ele já tinha ouvido falar de várias pessoas que contraíram câncer e sobreviveram! Algumas, por mais dois meses até! Ao menos quanto à parte final desta "teoria", não posso negar que esteja corretíssima. Nesta busca por respostas, lembro de Jerry Seinfeld em seu seriado, que certa vez disse que ao fumar o sujeito devia sentir como se tivesse domínio sobre o fogo e esta seria a explicação para alguém se tornar um fumante. Ainda não encontrei nada melhor até o momento.

Enfim: por que alguém resolve fumar?

5 comentários:

Luly disse...

Eu detesto cigarro. Como é complicado ter que ficar ao lado de um fumante, mesmo quando não está fumando aquele cheiro característico permanece.
Também não entendo o que leva alguém a ser fumante.

Cássio Augusto disse...

Cara... pois é... boa pergunta... sem falar que quem fuma fede p/ c*... hehe... tbém ñ sei a resposta... acredito que nem mesmo os fumantes a tem... mas fumam!!!

Tdo bem que cada um é livre pra fazer o que quer... mas isso causa um sério problema de saúde pública... e quem paga a conta nos hospitais??? eu e vc... ñ fumantes!!!

marcos disse...

Minha definição? Fumar é muleta social.

Brilhante post - FdO na sua quintessência.

Valeu pela força no FdG. Abraço & stay supportive.

Omar disse...

Marcos, a hora q vc pude desenvolva mais essa sua opinião, fiquei intrigado.

Anônimo disse...

Ah, sério, não sei como as pessoas conseguem fumar. Prejudica o hálito, a pele, os órgãos... Não consigo entender que prazer elas sentem em acender seu cigarrinho. \;