sábado, setembro 30, 2006

Post disperso

Durante quase dois meses tinha uma enquete enchendo o saco de quem acessava este blog e agora que eu iria comentar o resultado ela sumiu! Mas tudo bem, eu ainda lembro o resultado (sem os percentuais), ressaltando que só constava o nome dos três principais candidatos:

1º - Geraldo Alckmin;
2º - Lula;
3º - Heloísa Helena;
4º - Nulos;
5º - Outros.

Ou seja, se esta enquente refletir o resultado das eleições de amanhã, a partir de 1º de janeiro de 2007, o Geraaaaldo (desenterrei essa hem?) será o nosso novo presidente da república... e isso é uma boa notícia?

Mudando de assunto, por falar em eleições, estou escrevendo este post sábado, dia 30, por isso estou super ansioso porque amanhã vou passar 9 horas organizando fila no meu antigo coleginho. Que emoção! A minha ansiedade se explica já que vou trabalhar um dia inteiro e para isso serei recompensado com um belo vale-refeição de R$ 10,00!!! É ou não é razão para a excitação tomar conta do meu espírito?

Na outra eleição que eu trabalhei, foi bem divertido porque à uma certa altura quando a fila estava enorme, três velhinhas - que não se conheciam - chegaram juntas para votar, elas vieram direto na porta da sala de aula, até aí tudo bem, porém o detalhe é que a três começaram a discutir pois nenhuma das delas queria deixar a outra entrar antes! Foi uma comédia, a mais "menina" devia ter uns 100 anos! Tá bom nem tanto, mas uns 70 tinha. Eu nem me meti na discussão, deixei a três quebrando o pau, até que num dado momento ela se voltaram contra mim, dizendo que era obrigação minha definir quem entraria primeiro.
Espero que aconteça algo parecido com isso amanhã!

O Lula agiu certo ou errado em não comparecer ao debate? Depende do ponto de vista.

Do ponto de vista do Lula e do PT, foi corretíssimo! O petista só tinha a perder. De acordo com as pesquisas mais confiáveis (somente uma pesquisa confiável destoa, a minha!) o provável futuro presidente tem quase 50% da preferência do eleitorado brasileiro, para que arriscar alguma coisa num debate como esse? Lá, ele seria bombardeado pelos demais candidatos, a HH iria trucidá-lo, e certamente ele iria fazer papel de bobo tentando explicar o inexplicável.

Agora, analisando a ausência de Lula do prisma de todo o resto da sociedade, o ato foi inaceitável, já que este candidato mais uma vez demonstrou toda sua hipocrisia, uma vez que ele sempre criticou duramente seus adversários que deixavam de participar dos debates, mas as coisas mudam...aaah se mudam... e o Lula vem provando isso dia a dia.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Direitos do trabalhador

Este post eu fiz só para responder a um comentário deixado pela Liliane sobre o último texto deste blog.
Comentário:

"Omar não sei se o projeto desse Osmar Dias é tão ruim assim para trabalhador. Acho que lei não tem que ser boa para mim ou para o outro. Tem que ser justa. E as leis trabalhista aqui são leis sempre contra o patrão.
Liliane de Paula"

Vamos por partes:

"Omar não sei se o projeto desse Osmar Dias é tão ruim assim para trabalhador..."

Para o trabalhador empregado o projeto é péssimo, Liliane! Como todos sabem o nível de desemprego hoje no Brasil é extremamente elevado, milhões de pessoas estão desesperadas em busca de uma colocação profissional, com a aprovação de leis como essas, um empregador poderia se aproveitar deste cenário e contratar alguém para trabalhar em sua empresa deixando de pagar o 13º salário, por exemplo. Por isso este projeto é horrível para quem trabalha sob o regime celetista. Mas é claro, eu não acredito que um projeto desses seja transformado em lei. Ao menos não nestes termos, pois uma reforma trabalhista deverá acontecer.

"...Acho que lei não tem que ser boa para mim ou para o outro. Tem que ser justa. E as leis trabalhista aqui são leis sempre contra o patrão."

Liliane, a Constituição da República - que é a nossa Lei Maior, ou seja qualquer outra lei com ela incompatível não deve ter nenhum efeito - estabelece o princípio da igualdade, que no meu modo de entender, é o que mais se aproxima do conceito de justiça pregado por você. E ao contrário da opinião reinante, esta igualdade, constitucionalmente prevista, não significa tratar a todos de forma igual, mas tratar a todos de forma desigual, na exata medida dessa desigualdade. Afinal, materialmente falando, ninguém é igual a ninguém não é mesmo?

Certamente, patrões e empregados não estão em posições iguais, pelo contrário, economicamente o patrão está numa posição amplamente privilegiada, por este motivo o ordenamento jurídico concede ao empregado uma certa superioridade jurídica, objetivando deste modo, promover uma igualdade mais efetiva, como a sociedade almeja.

Por isso eu discordo de você, quando diz que "as leis trabalhistas são contra o patrão". Tendo em vista o que eu disse lá em cima, as leis trabalhistas promovem a justiça (igualdade) na sociedade, sendo portanto justas. E para encerrar, quero frisar que estas leis não são contra o patrão, pois ao garantir alguns direitos mínimos ao empregado elas demonstram ser a favor da sociedade, na qual o "patrão" está inserido.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Análise dos principais candidatos ao governo do Paraná

O senador e atual candidato ao governo do Estado do Paraná, Osmar Dias, foi um dos secretários no primeiro governo de Roberto Requião quando este foi eleito em 1990. Nestas eleições é apoiado pelos mensaleiros do PP e do PTB. Este candidato ficou mais conhecido por ter elaborado um projeto de lei que flexibiliza os direitos trabalhistas, ou seja, na prática este projeto deverá acabar com maioria dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Por isso eu digo - como votar em alguém com estas credenciais? Diante disso, eu fico imaginando qual seria a opinião do grande Leonel Brizola, sobre o projeto de lei deste candidato, sobre o apoio dos mensaleiros, enfim, sobre tudo que está acontecendo com o PDT paranaense.

Flávio Arns, candidato do PT foi eleito senador ao lado de Osmar Dias nas eleições de 2002, e durante estes quatro anos de legislatura não se ouviu falar em seu nome, esse é o típico candidato "copa do mundo", só aparece de quatro em quatro anos. À título de curiosidade, vale registrar que num dos debates realizados nesta campanha, o candidato ao ser indagado se ele uma vez eleito, iria utilizar-se dos mesmos métodos adotados pelo partido dele, o PT, para administrar o Paraná. O candidato petista - que mais me lembra o senador Eduardo Suplicy, aquele mesmo, pai do Supla, tal a sua aparente falta de jogo de cintura na cena política - afirmou que sim, os mesmos métodos seriam aplicados aqui. Ou seja, se este senhor for eleito, mensalões, dossiês, etc, estarão à caminho.

Como votar em Roberto Requião? Um sujeito mentiroso e bravateiro. Nas eleições de 1990 foi o Ferreirinha, em 2002 foi o pedágio, as 200 mil casas populares, o seguro em favor dos agricultores entre outras diversas promessas que ao ser eleito foram convenientemente esquecidas. Um candidato que conta com a memória curta da população para se eleger, na minha opinião, não merece o voto dessa mesma população.

Antes de falar deste candidato vale fazer uma referência ao atual candidato à presidência Eymael (Ei ei Eymael, o democrata cristão) que num dos primeiros programas eleitorais da safra atual, disse que o seu projeto era chegar ao poder. Ao que me parece, para Rubens Bueno a idéia é a mesma. O candidato do PPS é a prova de que o fisiologismo prevalece no final! Antonio Gramsci, grande filósofo socialista, certa vez disse que a política pode ser dividida em "grande política" e "pequena política", aquela defende os interesses da nação como um todo, procurando desenvolver o país na sua universalidade, enquanto que a "pequena política" é aquela política de corredor, o famoso "toma lá, dá cá", em outras palavras o fisiologismo político, prática na qual o PMDB é mestre. No caso deste candidato, ao se aliançar com o PFL, ex-partido de Jaime Lerner, e atual do Cassio "Caixa 2" Taniguchi, demonstra que o único objetivo é chegar ao poder, isto é, a pequena política superou a grande política.

Para quem não sabe o PPS surgiu na esteira do fim do comunismo, alguns integrantes do Partido Comunista Brasileiro concluíiram que não valia a pena continuar num partido comunista quando os maiores pilares deste sistema de governo não existiam mais, e criaram a sigla.
Enquanto isso, o PFL surgiu quando o antigo PDS, atual PP, escolheu Paulo Maluf para concorrer contra Tancredo Neves na primeira eleição para presidente pós ditadura. Alguns integrantes insatifeitos com a escolha criaram este partido. Ocorre que o PDS era a antiga Arena, partido símbolo da ditadura militar, que tomou o poder porque temia que os comunistas o fizessem quando Jânio Quadros renunciou, i.e., eram inimigos do comunismo, por extensão do PPS! Mas, pelo jeito, para chegar ao poder Rubens Bueno aceita apoio até do diabo se for preciso. O problema é que uma vez eleito, o "diabo" vai querer a parte dele no acordo.

quinta-feira, setembro 21, 2006

O PT é o verdadeiro partido revolucionário brasileiro!

Política

No início dos anos 80, com a ditadura perdendo sua força no país, é criado o Partido dos Trabalhadores, o qual surgia fundado na idéia de que o trato com a coisa pública poderia ser diferente, os políticos poderiam ser diferentes, ou seja, o modo de fazer política poderia ser diferente! No início de sua vida o PT apresentou-se à sociedade com uma declaração em favor do socialismo. Ainda em 1990, foi aprovado um documento cujo nome era "Socialismo petista", nesta manifestação novamente o PT definia sua luta por uma ordem socialista fundada na socialização dos grandes meios de produção e na socialização do poder. Esta opção foi tomada quando seus militantes ainda estavam em êxtase pelos 47% dos votos conquistados no segundo turno da eleição vencida por Fernando Collor.

Linda história, não? Entretanto, aos poucos as coisas começaram a mudar, e num dado momento, mais precisamente em 2002, o partido dá uma guinada à direita, ao redigir a fatídica "Carta ao povo brasileiro". Nesta carta foi dito que uma vez no poder a ordem de comando seria “não romper contratos”. Ou seja, começou-se a fase da política fisiológica, aquelas de corredor mesmo, na qual visa-se o poder pelo poder.

Depois de chegar ao poder, com mensalões, sanguessugas, e agora com essa história de compra de dossiês por assessores próximos a Lula, nós pessoas comuns, num primeiro momento poderíamos pensar que estamos diante da mais pura demonstração de que o PT é um partido de mentirosos. Mas será isso mesmo? É isso sim! Contudo, se é isso mesmo, a quem eles mentem? Eu respondo que é ao povo brasileiro. E qual seria essa mentira? Há algum tempo atrás eu acreditava que a mentira era se dizer de esquerda quando na verdade seriam todos de direita, no entanto agora mudei de opinião. Tenho certeza de que o PT é um partido revolucionário, e a mentira é se dizer de direita quando na verdade são totalmente de esquerda.

Ora, com o fim da ditadura o povo brasileiro comprou a idéia propagada pela Rede Globo de que o modelo norte-americano seria o ideal para ser aplicado em nosso país, diante disso, Lula e seus correligionários concluíram que a melhor forma de provar que o capitalismo não nos serve, seria infiltrar-se no meio dele e escancarar todos os seus podres de dentro para fora, fazendo com que a sociedade se enojasse dos políticos e da política burguesa, e passasse a enxergar no rompimento total com a ordem vigente, isto é numa revolução socialista, a única forma de acabar com os desmandos da política atual.

Digo isto porque esta é a única explicação que eu vejo para todos esses escândalos que tem acontecido no país desde a chegada ao poder dos petistas, e é por isso que eu digo que o PT é o partido mais comprometido com a causa revolucionária que já existiu no Brasil.

sábado, setembro 16, 2006

Podemos ser felizes?

Não sei o que tem acontecido, mas nos últimos tempos, falar sobre felicidade tem se tornado lugar comum, inclusive, estão sendo lançados vários livros sobre esse assunto, e este post é mais uma tentativa de abordar este tema tão espinhoso.
Ao tratar deste assunto, uma pergunta não pode ficar sem resposta:
É possível ao ser humano alcançar essa tal felicidade?
Antes de qualquer coisa vale dizer, à título de curiosidade, que a ciência afirma que pessoas com mais atividade no córtex frontal esquerdo de seus cérebros apresentam-se menos sujeitas a ansiedade e mais preparadas para se recuperar de experiências negativas, sendo portanto, mais propensas a serem felizes.
Dois dos maiores filósofos cristãos, São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, respondendo a esta pergunta diziam, cada um a sua maneira, que a única forma de se alcançar a felicidade seria no encontro com Deus. Aqui, não pretendo entrar no mérito religioso do tema.
Eu entendo que não é possível falar sobre felicidade sem falar sobre o sentido da vida. Como bem disse Pascal:
"Todos os homens procuram ser felizes; isso não tem exceção... E esse é o motivo de todas as ações de todos os homens, inclusive dos que vão se enforcar..."
O ser humano só tem um objetivo na vida - encontrar a felicidade, e exatamente este é o sentido de nossa existência. Ocorre que ninguém sabe ao certo o que é essa tal felicidade. O discípulo de Platão, Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco, conceituou este estado como uma:

"certa atividade da alma realizada em conformidade com a virtude".

Já um outro filósofo, chamado Epicuro, afirmava que a felicidade estaria no prazer contínuo. Talvez até seja isso mesmo, entretanto, se for isso, eu digo sem medo de errar que nunca existiu alguém realmente feliz!
A meu ver a felicidade está intimamente ligada à liberdade, certamente quanto mais livre alguém for, mais condições esta pessoa tem de ser feliz. Mas cabe esclarecer que embora a liberdade seja importante, não é suficiente, até porque a busca pela felicidade nunca deve chegar ao fim, pois o homem precisa de uma motivação para continuar vivendo. E uma vez encontrada esta, qual seria a razão para alguém permanecer vivo?
Diante disso, me parece que ao contrário da opinião geralmente aceita, o suicída é o único apto a encontrar a felicidade plena, já que o sujeito que decide acabar com a própria vida, espera com esse ato, ser feliz e - torno a repetir, que aqui desconsidero toda e qualquer doutrina religiosa - alcança.
Portanto, respondendo a pergunta do título, podemos ser felizes sim, porém a felicidade é um estado da alma inalcancável por qualquer pessoa que não esteja disposta a acabar com a própria vida.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Tudo pode ser seu! Basta falar com as pessoas certas! Final

7 da manhã, o radio-relógio desperta com um apito ensurdecedor. Eduardo como sempre fazia, acordou meio "dormindo" ainda, pegou a primeira toalha de banho que surgiu na sua frente e se meteu embaixo do chuveiro, geralmente ele só acordava mesmo quando a água caia em seu rosto.
Até chegar no trabalho, os dias do rapaz eram sempre muito iguais, no entanto, aquele não se parecia com os outros, alguma coisa estava diferente pois ele sentia-se mais leve, mais feliz. O que seria? Aparentemente, tudo estava como sempre esteve.
Saiu de casa, pegou um ônibus que como de costume estava lotado, pessoas desesperadas passavam pisando em seu pé gritando para o motorista não fechar a porta porque elas queriam descer, outras discutindo por um banco ou pelo lugar na fila eram comuns, normalmente tudo aquilo o deixava profundamente irritado, mas naquele dia nada o abalava.
Chegou na empresa na qual trabalhava como office boy e mais uma vez foi barrado pelo segurança, isso fazia parte de sua rotina, apesar de já trabalhar no local há mais de 1 ano. Cada vez que a segurança o impedia de entrar ele ficava de fato transtornado, entretanto naquele dia não ficou.
Quando chegou no seu setor de trabalho, todos notaram algo diferente no semblante do rapaz e Antônio Alves, o chefe, lhe perguntou:
- O que você fez essa noite Eduardo? Tá com uma aparência boa.
- Na verdade só dormi, Antônio - respondeu Eduardo - mas dormi muito bem!
- Isso é ótimo, porque você vai passar o dia inteiro em fila de banco mesmo. Hahahaha...
Final.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Tudo pode ser seu! Basta falar com as pessoas certas! II

Depois de uma gripe que me deixou quase uma semana na cama, estou de volta para continuar este conto. Aqui vai.

Creio que não se passaram mais de cinco minutos, do momento em que Eduardo foi jogado contra a parede de seu quarto, até chegar no local indicado pelo Canhoto.

Chegando lá, o rapaz começou a se indagar, sobre o que estaria fazendo ali parado numa esquina, no meio da noite, mesmo tendo de trabalhar dali há algumas horas. Pensou tanto, que acabou se perdendo em seus pensamentos, quando um Palio passou por ele e pouco mais adiante parou! Era ela! O coração dele quase saiu pela boca. Ele foi andando devagar, como se não estivesse acreditando em seus olhos, lembrou-se de Sócrates e sua teoria que pregava ser temerário acreditar nos sentidos. Novamente se perdeu em seus devaneios, vindo a "acordar" somente quando a atriz lhe falou:

Oi - disse ela com um belo sorriso nos lábios - será que você poderia me ajudar? Furou o pneu do meu carro!

Eduardo não se continha dentro de si, tamanha era sua alegria. Mostrou-se muito prestativo, foi logo pegando o macaco e a chave de rodas no porta-malas para começar a trocar o pneu furado. Enquanto fazia o serviço, ele e a atriz conversavam muito, aparentemente estavam se dando muito bem, já que riam o tempo inteiro. Quando terminou o serviço, Angelina o convidou para tomarem alguma coisa juntos, obviamente o convite foi aceito de imediato, então ele entrou no carro dela em direção ao Batel*.

Ao chegarem no local, pediram uma bebida, como já havia acontecido antes, o casal que acabara de se formar, parecia se conhecer há vários anos, depois de algum tempo começaram a trocar carícias, até chegar num grande beijo. Ela tomou a iniciativa de pedir a conta, pagou e o puxou pela mão, saíram do local e foram para um dos motéis mais caros da cidade, no caminho Eduardo, por um segundo, questionou a si próprio qual seria a lógica de uma das mais famosas atrizes do mundo andar num Palio; mas logo deixou de se preocupar com isso. Ao chegarem lá, Eduardo quase não conseguiu fechar a porta do quarto porque Angelina o segurava com uma força desproporcional.

O período de quatro horas passou e não foi suficiente para acalmar os ânimos. Por volta das 10 da manhã, quando o segundo período estava quase no final, Eduardo estava deitado ao lado da atriz contando o minutos para expalhar a todos os seus amigos tudo que acontecera naquela noite, quando a atriz abre os olhos e dispara:

- Gostou? Agora é a minha vez! A voz não era suave como antes, pelo contrário, era a mesma de locutor de rádio, que ele ouvira lá na primeira aparição do demônio.

Seu coração disparou...
Segue.

*Bairro nobre de Curitiba, no qual existem vários bares, sempre lotados de playboys arrogantes.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Tudo pode ser seu! Basta falar com as pessoas certas!

Era um belo domingão, Eduardo e mais dois amigos estavam entediados em casa sem nada para fazer, quando um deles sugeriu alugarem um filme para matar o tempo, idéia que foi imediatamente aceita pelos demais. Ao chegar na locadora, Eduardo se deparou com o filme "Sr. e Srª Smith", e decidiu que era esse o dvd que eles iriam assistir. Os outros dois não estavam muito interessados, pois imaginavam tratar-se de mais uma comédia romântica das mais bestas, mas diante da insistência de Eduardo acabaram cedendo.

Chegaram na casa do Eduardo colocaram o dvd para rodar e durante a sessão o rapaz se derretia a cada aparição da "Srª Smith", a atriz Angelina Jolie. O carinha sempre foi fã da atriz, vale dizer até que para não perder nada do filme achou melhor colocar a versão dublada.

A uma certa altura, Eduardo soltou:

- Meu, eu faria qualquer coisa, prá ter essa Angelina Jolie na minha cama! Nem que fosse por uma noite!!!

Os outros amigos nem prestaram atenção no que ele disse, afinal estavam igualmente hipnotizados pela atriz.

O filme acabou, a turma se dispersou. Passou o dia e Eduardo foi dormir, quando de madrugada, sentiu algo, como se alguém estivesse sentando em sua cama, abriu um olho preguiçoso, e qual não foi a sua surpresa? Era a própria! A Angelina estava ali ao lado dele:

- Meu Deus!! Eu devo estar sonhando!!! Exclamou Eduardo.

Ao ouvir isso, a atriz com uma voz muito grossa, de locutor de rádio mesmo, disse:

- Sonhando não! Mas realidade também está longe de ser. Nesse momento, de Angelina Jolie a coisa se transforma no tinhoso. Isso mesmo, aquele que ninguém gosta, exatamente naquela forma que qualquer criança ocidental conhece.

O capeta, se levantou, deu uma volta pelo quarto do rapaz, como se estivesse conhecendo o lugar e largou essa:

- Lembra do que você falou ontem à tarde?

- Putz - Eduardo coça a cabeça - eu falei tanta coisa ontem. Mais especificamente o quê?

- Não lembra? Então dá uma olhada ali. Diz o diabo apontando para uma parede vazia, que se transforma numa espécie de televisão na qual aparece Eduardo falando que faria qualquer coisa para ter uma noite com a Angelina Jolie.

- Se você quiser eu dou um jeito nisso! Você quer? Se quiser basta dizer que quer. Diz o diabo, com uma aparência muito angelical.

Eduardo, não acreditava no que estava acontecendo. Esfregava os olhos, soltava algumas risadinhas nervosas, afinal ele nunca acreditara em Deus, diabo, essas coisas. Até que num dado momento imaginou ser alguma pegadinha. No entanto, logo depois desconsiderou essa hipótese em razão de tudo que havia presenciado até aquele momento. Depois concluiu que tudo não passava de um pesadelo, respondeu:

- hahahaha...não sou homem de voltar atrás nas minhas palavras. O que eu disse sustento: Faço qualquer coisa!

- Então - decretou o diabo - diga que a sua alma me pertence e a mulher será sua por uma noite.

Eduardo achou graça da forma (agora sim) diabólica como seu "hóspede" proferiu tais palavras, e respondeu exatamente como lhe foi ordenado. Em seguida Satanás lhe instruiu da seguinte maneira:

- Levanta daí agora, vai lá na esquina da sua casa, dentro de 10 minutos vai passar um carro por você, 12 metros e 32 cm, à sua frente vai furar o pneu desse carro, e quem vai sair de lá, vai ser a sua musa.

Eduardo, estava pouco interessado na "piada" e tentou voltar a dormir, entretanto uma ventania tomou conta do lugar jogando-o contra a parede. Neste momento, ele percebeu que tudo poderia ser real, levantou-se e imediatamente se dirigiu ao local indicado.

Segue...

sábado, setembro 02, 2006

Ofensas praticadas por meio do Orkut


O Orkut, ao menos no Brasil, vem se mostrando um fenômeno, fala-se que dos mais de 27 milhões de usuários no mundo todo, 70% são brasileiros. Neste site os participantes podem conhecer pessoas que de modo muito provável, nunca conheceriam pessoalmente, entretanto, isto tem um preço: quem cria uma conta neste site, submete sua vida a uma exposição diária a qualquer interessado, para o bem ou para o mal.
O Orkut é um ambiente um tanto anárquico, no qual o provedor tem pouco ou nenhum controle sobre o conteúdo das informações postadas tanto nas comunidades quanto nos perfis dos participantes. Qualquer pessoa pode falar o que bem entender, podendo inclusive criar personagens imaginários (nunca a idéia do Mr. Bogus, o amigo imaginário pareceu tão real) para ofender outros usuários. Talvez tudo isso se explique por um motivo bem simples - O Google, empresa controladora do Orkut, tem sede nos Estados Unidos, neste país existe a chamada primeira emenda à Constituição, que assegura uma liberdade de expressão bem mais ampla do que qualquer lei brasileira em qualquer época já assegurou.
Por este motivo, estão aparecendo diversos conflitos entre a Justiça do Brasil e a empresa, fazendo com que esta, chegue a cogitar até mesmo o encerramento de suas atividades no país. Vale dizer ainda que embora a sede do Google esteja localizada nos EUA, isto não significa que um possível criminoso esteja imune à lei brasileira, já que esta considera apta a julgar um crime, a autoridade judiciária do local onde se produziu o resultado. Ou seja, pouco importa se a informação está armazenada num país estrangeiro qualquer, pois se o resultado verificou-se no Brasil, então o direito a ser respeitado deverá ser também o brasileiro.

sexta-feira, setembro 01, 2006

E o Ferreirinha? Alguém lembra?

Será que alguém ainda lembra qual foi a estratégia usada por Requião para se eleger governador do Paraná na primeira vez?

Esta eleição que ocorreu em 1990, entrou para a história em razão do caso Ferreirinha. O atual governador do Estado do Paraná, candidato à reeleição, Roberto Requião, disputava o segundo turno contra o falecido deputado e dono da CNT, José Carlos Martinez à época filiado ao PRN, partido do então presidente Fernando Collor de Melo. Martinez liderava com folga em todas as pesquisas, até que, lançou mão de sua cartada final! Durante a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, foi apresentado um sujeito conhecido como Ferreirinha, (clique aqui para ver o vídeo no You Tube) que dizia ser pistoleiro contratado pela família Martinez para cometer vários crimes. Segundo especialistas, este depoimento foi decisivo na hora do eleitor decidir seu voto, fazendo-o optar por Requião. Entretanto, mais tarde descobriu-se que tudo não passou uma grande mentira engendrada pelo núcleo da campanha de Requião.

E este é o sujeito que está novamente pedindo votos para se reeleger governador do Paraná, em mais um caso no qual a desonestidade na política foi premiada pelo povo brasileiro.