sábado, setembro 02, 2006

Ofensas praticadas por meio do Orkut


O Orkut, ao menos no Brasil, vem se mostrando um fenômeno, fala-se que dos mais de 27 milhões de usuários no mundo todo, 70% são brasileiros. Neste site os participantes podem conhecer pessoas que de modo muito provável, nunca conheceriam pessoalmente, entretanto, isto tem um preço: quem cria uma conta neste site, submete sua vida a uma exposição diária a qualquer interessado, para o bem ou para o mal.
O Orkut é um ambiente um tanto anárquico, no qual o provedor tem pouco ou nenhum controle sobre o conteúdo das informações postadas tanto nas comunidades quanto nos perfis dos participantes. Qualquer pessoa pode falar o que bem entender, podendo inclusive criar personagens imaginários (nunca a idéia do Mr. Bogus, o amigo imaginário pareceu tão real) para ofender outros usuários. Talvez tudo isso se explique por um motivo bem simples - O Google, empresa controladora do Orkut, tem sede nos Estados Unidos, neste país existe a chamada primeira emenda à Constituição, que assegura uma liberdade de expressão bem mais ampla do que qualquer lei brasileira em qualquer época já assegurou.
Por este motivo, estão aparecendo diversos conflitos entre a Justiça do Brasil e a empresa, fazendo com que esta, chegue a cogitar até mesmo o encerramento de suas atividades no país. Vale dizer ainda que embora a sede do Google esteja localizada nos EUA, isto não significa que um possível criminoso esteja imune à lei brasileira, já que esta considera apta a julgar um crime, a autoridade judiciária do local onde se produziu o resultado. Ou seja, pouco importa se a informação está armazenada num país estrangeiro qualquer, pois se o resultado verificou-se no Brasil, então o direito a ser respeitado deverá ser também o brasileiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se for contar então o numero de comunidades racistas e preconceituosas.. algumas até mesmo criminosas...
e o pior de tudo é que em muitas delas os membros são pessoas reais... não apenas fakes e pessoas com profiles roubados. Ou seja, até a certeza de impunidade ajuda nisso.
=/

André Scient disse...

No orkut todas pessoas conseguem saber quem você é.Ou saber como você quer que elas pensem que você seja.

Não entendo o porque de tanta polemica, você escolhe o tamanho da sua exposição e de seus conflitos.

Simplesmyente.
Abraços.

Anônimo disse...

OI, NÃO SABIA COMO FALAR COM VC, POR ISSO ESCREVI AQUI. DÚVIDAS OSBRE A JIHAD ISLÂMICA? ESSE É MEU TEMA PREFERIDO, SOU MUÇULMANA E ESCRITORA, E FÃ DE CARTEIRINHA DA ALQAIDAT.pODE ME ESCREVER, SÓ DEMORO UM POUCO PRA RESPONDER PORQUE MORO EM SÍTIO E NÃO TENHO INTERNET EM CASA. vI SEU ENDEREÇO NUM BLOG DE UMA IRMÃ MUÇULMANA. E A REVOLUÇÃO RUSSA SÓ DEU ERRADO PORQUE NEGLIGENCIARAM UMA NECESSIDADE NATURAL DO SER HUMANO: A RELIGIÃO. AISHA MUJAHIDA.

Anônimo disse...

esqueci de colocar meu email (como vc vai me escrever sem meu email! aisha_aini@hotmail.com, tenho um texto que chama "origens do conflito" que explica (meio por cima, o assunto não ´´e tão simples ...) as causas e motivações do que é normalmente chamado de "terrorismo". Quem quiser ler o texto ,ou saber mais, pode escrever pra mim.

Cidadão ³ disse...

Desculpa, a intromissão, mas você é, péssimo, com vírgulas.

Luly disse...

Sempre tem alguém pra estragar tudo. Quem usa o Orkut bem irá acabar pagando pelos que desvirtuam (lembra desse termo? rs).
Luly.

Anônimo disse...

Oi, Omar!
O Orkut é uma ferramenta legal, apesar dos pesares.
Reencontrei muita gente do bem, conheci outras bem legais e vi coisas absurdas (pessoas negociando crianças por scrap, por exemplo).
Cara, fica difícil controlar o que milhões de usuários fazem! Por isso , existe aquele termo de responsabilidade. Devido a facilidade e a falta de controle é que o Orkut está gerando tanta polêmica.
Agora com relação à exposição, fica a critério de cada um. Tem gente que não vê problema algum rechear o álbum com fotos da família, dos filhos, casa; outros nem colocam a própria foto no perfil.

Beijokas =)