domingo, novembro 11, 2007

Pra que ficar rico?

Ontem fui obrigado a assistir uma daquelas palestras "super interessantes" de auto-ajuda. Durante as quase 8 horas o palestrante deve ter falado um monte de baboseiras (você não estava achando que eu fiquei o tempo inteiro atento, né? Claro que eu dormi durante 99% do tempo e no 1% restante aproveitei pra "viajar nas asas da imaginação"). Só sei que o cara mostrou um vídeo do Daniel Godri (o único momento interessante) e no final das contas só serviu para eu descobrir que não foi o Pedro Bial quem criou aquela coisa do "Filtro Solar", ele só traduziu e colocou a voz dele (cara-de-pau!, me enganou por tanto tempo). O problema foi a hora que o professor me fez uma pergunta e eu não tinha a menor noção do que ele estava falando, pra responder devo ter falado tanta besteira que depois disso ele não me perguntou mais nada.

Mas e daí? Por que estou falando isso? Lembra ali quando eu falei que durante 1% do tempo da palestra aproveitei para viajar?, então, durante uma dessas viagens, me perguntei o porquê da maioria das pessoas que eu conheço terem como principal objetivo de vida acumular muito dinheiro.

Há algum tempo atrás escrevi um post sobre as cotas raciais no Brasil, lá eu falei que em nosso país, o maior problema não é o preconceito racial, (embora não negue que exista, em menor grau) e sim o preconceito social. Acredito que um negro pobre é tão discriminado quanto um branco pobre, enquanto que um negro rico é tão bajulado quanto um branco rico. Faço essa citação pois foi aí que encontrei a resposta.

Creio que na realidade, se for feita uma pesquisa perguntando qual o maior bem de uma pessoa, entre as respostas mais votadas certamente vamos encontrar o respeito social, que, via de regra, é conquistado com muito suor, porém, pode ser comprado também. Digo isso porque nessa sociedade capitalista na qual estamos inseridos, só existe uma verdade: o dinheiro! Quando a criança nasce os pais logo sonham em vê-la bem sucedida, em outras palavras, sonham em vê-la rica. Quando se diz que fulano de tal se deu bem na vida, na verdade o que se está querendo dizer é que o tal fulano ganhou dinheiro suficiente para viver com fartura. Isso significa que a sociedade brasileira sempre vê aqueles membros ricos com olhos benevolentes, os ricos são admirados, invejados, enfim, respeitados. Um pobre até pode ter algumas características pessoais que façam as pessoas mais próximas o respeitarem, mas um rico é sempre respeitado, em qualquer lugar onde for, e não apenas no seu restrito círculo social.

Assim a conclusão que eu acabei chegando quanto à pergunta inicial é que o dinheiro além de proporcionar uma vida estável, em última análise serve para que o dono "compre" o respeito de seus amigos, colegas, familiares e principalmente, de quem ele nunca viu na vida, e é por isso que a grande maioria das pessoas passa a vida inteira sonhando em ter muita grana, esquecendo-se, muitas vezes, até de viver a vida que têm.

5 comentários:

Anônimo disse...

Hola brasileños
acá nosotros mucho nos perguntar cuál la razión que presidiente de brazil y brasileños si acovardan en relación Hugo Chavez y Morales.

Evo Morales tomou la forcia petrobras de brasileños, y su presidiente que es un covard ainda hablou que fue justo.
Hugo Chavez y Morales fazen y dizen lo que quer con brazil, y su presidiente que es nino de recado de el ditadores fica con rabio entre la pernas y ainda bate las palmas el ditadores.
acá es destaque que presidiente de brazil va más una vez si humilhar en Bolivia diante de Evo Morales que faz y hoy dita las reglas y condición, porque su presideinte no sobe tomar las medidas en busca de defender sus direitos .
Si hoy Evo Morales dita las condición, es porque su governo que es incopetiente no sobe defender en epoca sus direitos y acabou cedendo mucho a favor de Morales que saiu fortalecido con nuevo contrato.

perdón nuestra indescrición, más es muy estanho para nosotros ver que Evo Morales y Hugo Chavez ditan las condición, hablan y fazen o que queren con brazil y su presideinte que es un covard apresenta descupas para encobrir su incapacidad como patriota e defensor de su propio país.

Resta para nosotros entender y reconhecer que presidientes de Venezuela y Bolivia fazen y muy bien su papel que es en busca las mejores condición para su país, y para tatio no meden esforços en enfrentar brazil de iguale para iguale.

Acá mucho se habla que Lula presidiente de brasil es Nino de recado de Hugo Chavez y Fidel .

Vejan una cosita que brasileños no hablan más:

Los boxiadores que fueren extraditados de brazil por orden de Fidel, hoy eston en Cuba proibido de hacer lo que más gosta.
governo deFidel que es un ditador, proiben los boxiadores de praticar sport y sairen de Cuba.

Si hoy los boxiadores tien sus vidas enteronpidas, es culpa de brazil porque presidiente de brazil que es covard y Nino de recado de Fidel y Hugo Chavez, extraditou los cubanos di forma y rapidez inprecionante.

Una cosita es muy cierta, brasileños y mundo substiman Hugo Chavez, que si arma cada vez más de la forma premeditada y presidiente de brazil que es un covard y omiso no acretan que Hugo Chavez poderar hacer alguna cosita muy grave en mundo.
la verdad presidiente brasileño(Lula) no acredita que Hugo Chavez fara alguna cosita, de la miesma forma que no acreditaban que Evo Morales no tomaria petrobras.

No tiemos dubida que governo de brazil tera la miesma atutud que teve quando Evo Morales tomou petrobras: ELE PEGOU NUESTRO GOVERNO DE SURPREZA.
Y para nosotros será más una vez motivo de muchas gargadas quando Hugo Chavez, Evo Morales con apoio de Cuba, responder a brazil con ostilidad la que usted merecen.

Brazil merece sin ter la gran resposta de el ditadores.

Evo Morales con apoio de Hugo Chavez va reividicar de volta provincia de Acre y usted brazucas más una vez con atitud covard van entregar la provincia con rabio entre las parnas y aindan van bater las palmas para en ditadores.

Perdón po mi pecimo portuñol y extraodinaria sinceidad.

esteban crustille
cordoba

Cássio Augusto disse...

Pois é meu caro... como diria um presidente estadunidente... "o importante é a economia"!!! e vamos falar a verdade heim... estas palestras são mesmo um saco!!!

Eita... propaganda anti Evo e Chávez!!!

Diego Moretto disse...

Já imagino o quão porre deve ser uma palestra dessas, mas é inegável oq dissestes amigo.
Ainda mais atualmente, em que a corrida por um pote de ouro tornou-se a principal meta da maioria das pessoas. No meu caso tbm, pq não? Não serei hipócrita em dizer q não quero ganhar muito dinehiro na minha vida, mas no meu caso, money realmente não é prioridade. Mas isso não acontece muito.

OBS1: Gostei do argentino ali em cima, hehehehe, não sei oq tema ver com o seu tópico, mas ótimo discurso o dele.

OBS2: Passando aqui pra cumprimenta-lo. Abração cara!

Rodrigo Alves de Carvalho disse...

Saudações Socialistas,

Vim conhecer seu blog e agradecer o seu comentário no meu.

Sobre sua dúvida com relação á prestação de contas e os doadores das campanhas do nosso candidato, o atléticano Rubens Bueno. Aí vai o link: http://www.asclaras.org.br/2006/candidato.php?CACodigo=8333 (basta clicar em "doadores")

Seu blog está show. Parabéns!

Um grande abraço,

Rodrigo Carvalho
blog Radicalidade Democrática

marcos disse...

Acho que a experiência também garante o reconhecimento. Grana é apenas uma das modalidades para se obtê-la, não a única.
Marcaste mais um gol com este post, Sr Furacão.
Forte abraço deste sumido por estas praias,
Marcos