terça-feira, julho 17, 2007

"É a economia, estúpido!"

Apesar de o presidente Lula ter levado um direto no queixo na abertura dos Jogos Panamericanos, que quase o fez beijar a lona, e quando estava se levantando, mais um avião ter se acidentado num dos aeroportos do país, seus índices de popularidade deverão continuar em níveis "nunca antes vistos na história desse país". Para se ter uma idéia da força do atual chefe do Executivo, o deputado federal pelo Paraná, Gustavo Fruet, ao lado do peemedebista também deputado federal eleito pelo Paraná, Osmar Serraglio, estiveram recentemente num encontro realizado pela OAB-PR, para debater a reforma política, no encontro, entre outras coisas, o tucano afirmou que em recente pesquisa encomendada por seu partido, constatou-se que se Lula puder disputar um terceiro mandato, será reeleito com facilidade, além disso, afirmou com todas as letras que o PSDB apoia um possível terceiro mandato para Lula, justificando que ele seria o único político no país no qual o povo brasileiro confia.


Diante disso tudo, fico me perguntando qual seria o motor desse fenômeno chamado Luís Inácio Lula da Silva! Como pode um sujeito que comanda um governo marcado por tantas denúncias de corrupção, tantas demonstrações de desonestidade por parte de seus pares, mais próximos - ora, alguém já esqueceu o que aconteceu com o ex-manda-chuva José Dirceu, com Antônio Palocci, Vavá e mais recentemente como seu neo-aliado o antigo collorido Renan Calheiros? - sem falar na manifesta incompetência de seus auxiliares, e mesmo assim ainda manter uma popularidade tão espantosa como a que Lula ostenta? Popularidade tão alta a ponto do principal partido de oposição entender que não adianta tentar disputar outra eleição contra ele. A meu ver só existe uma resposta possível. Quer saber qual? Vai lá no título do post que eu espero você voltar. Foi? Ótimo, então agora posso continuar falando sobre isso.

Para quem não sabe essa frase foi explorada, e talvez criada também - mas quanto a isto, tenho certas dúvidas - pelo marqueteiro político James Carville, durante a campanha a presidência do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, na disputa contra o papai Bush quando este buscava sua reeleição.

Acredito que a única explicação para a popularidade do presidente Lula, seja o desempenho da economia. Bom, sobre isso, tenho certeza que alguém vai se levantar e dizer:

"Desempenho da economia? O Brasil disputa a lanterna no ranking do crescimento na América Latina, e você vem dizer que a força de Lula vem da economia?"

Explico - nós os leigos, quando ouvimos a palavra economia, imediatamente ligamos à inflação e reajuste do salário mínimo. É intuitivo! Afinal é o que mais afeta o nosso quotidiano. Sendo assim, é inegável que a inflação encontra-se controlada e o "mínimo" desde que Lula assumiu, vem crescendo sistematicamente, então, isso faz com que a maioria da população pense que este governo sabe lidar com esta área tão espinhosa. Embora, a minoria saiba que a economia está uma lástima pois o mundo inteiro surfa numa onda de crescimento que em raras oportunidades presenciamos. FHC, por exemplo, em seu segundo mandato, teve de enfrentar as crises do México, dos Tigres Asiáticos, da Rússia, por isso o segundo período no comando do país foi desastroso, o que faz essa minoria tremer quando pensa no que poderá acontecer se um país qualquer espirrar.

Nós do povo somente temos tempo para analisar a parte da economia (embora o reajuste do salário mínimo tenha menos a ver com o aspecto econômico, e mais com o político) que nos afeta diretamete, e nesta parte o governo do PT vai de vento em popa, o que a meu ver, explica a popularidade do atual presidente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Só espero que não permitam a re-eleição para o 3º Mandato. Pois, até onde eu sei, ou não, só é permitido o 2º, não?

Bom, espero que toda essa febre acabe logo e que venha outros que façam melhor que este e assim por diante.

Abraços

Diego Moretto disse...

Cara, tinha escrito um massa, aí fui postar e caiu a net :/

Bom, ótimo post e ótimo 1º paragrafo.
Eu realmente não entendo como Lula pode ter uma popularidade tão alta. A minha teoria é de que, como temos um povo aculturado, dizendo politicamente, ainda há referencias boas ao Lula devido aqueles pseudosbons programas, como o Bolsa Familia. Mas é tão incrédulo quanto foi a reeleição do Bush (ri muito na foto, é muito sonso msm...), não da pra entender...

Bom, muito obrigado pelas palavras referentes à mim e ao meu blog. Só em estar entre seus 7 favoritos já é uma honra infinita. Cara, aqui está lotado de posts bons, vou lendo pouo a pouco, comentar todos não prometo, hehehe, mas ler sim.

E Osmar, te indiquei em outro desafio, depois dá um pulo no meu blog e dá uma olhada. Abs!!

Anônimo disse...

meeeeeeeu Deus...

q blog chato...

soh num sei oq eh pior: um mané q escreve um blog chato desse ou uns manés q comentam sobre um texto desse.

d qlqr forma seu blog ta um lixo...

e mais uma coisa: "E Osmar, te indiquei em outro ..."

achava q seu nome era Omar, sem "s".
(tinha q ser um dos seu "homer simpson", digo leitores)

Roberto L. disse...

Muito bom seu blog. Eu só posso dizer que fiquei orgulhoso pelas vaias recebidas pelo Lula aqui no Rio. Não sei porque ele ficou surpreso. Eu acho que a "pessoa" Lula é bem intencionado... mas o "governo" Lula não é tão bem intencionado assim. Alguém tem uma boa receita de pizza?

Abraços amigo... to te linkando no meu blog tbm.

Anônimo disse...

Engraçado ontem estavamos falando disso aqui onde trabalho chegamos a esta conclusão e mais, a policia federal atuante, mesmo que as cpi's não deem em nada, mas as falcatruas estão aparecendo, você vota no fulono ou porque quer ou vendeu o voto.
Os politicos vão ter que se mexer para achar alguém com tanta popularidade para comandar aquele desatino que é o nosso congresso.


Respondi o desafio. Abraços

Anônimo disse...

O positivismo e o ceticismo, no afã de combater o obscurantismo das superstições, e o fundamentalismo das religiões, virou o credo da direita sempre torpe, e da esquerda sanguinária tipo o "Stalinismo".Ora, ora, vocês querem que acreditemos que o governo LULA é mais corrupto do que o de qualquer outro da direita que o antecedeu ?

Anônimo disse...

Aêêê!!! Economia no pedaço! :D

Olha, este senhor vive um momento único mesmo. Não estamos aproveitando a maré como deveríamos e as transformações necessárias não estão ocorrendo. Sendo assim, tercieor mandato, que é coisa da mídia, seria uma catástrofe para ele.

Abraços!

Andreia Badaró disse...

Poxa, vi uns comentários ai abaixo e não gostei do q li, pois acredito que quem não gosta de ler textos interessantes é pq não é interessante! Bom, na realidade parei aqui de para-quedas,pois estava pesquisando sobre um assunto à respeito de quem desempenha o papel de formador de opiniões.. e encontrei seus textos, no qual gostei muito! Claro, imparcial e objetivo.. faço 4º semestre de Jornalista e minha maior vontade é de escrever assim tb!
Parabéns!