segunda-feira, março 12, 2007

Bush o lobo em pele de lobo mesmo

...e assim nosso querido Senhor da Guerra foi embora com o sentimento de dever cumprido! Não entendeu nada? Vamos começar pelo começo então.

Essa visita do presidente norte-americano ao Brasil em nada muda nossa realidade atual ou mesmo, a curto prazo. Esteja certo de uma coisa: essa nem era a intenção dos envolvidos! Uma viagem presidencial, via de regra, tem um peso apenas simbólico. E essa, do chefe da polícia do mundo é mais um excelente exemplo disso.

Pela versão oficial, Bush, veio ao Brasil tratar do etanol, que é um combustível menos poluente do que os derivados do petróleo. Ou seja, de uma hora para outra, o pequeno cowboy texano se transformou num verdadeiro ativista do GreenPeace. Acho meio estranho isso, em todo caso, uma certeza eu tenho: ao Brasil, nada acresecenta esta visita presidencial, pois em se tratando de etanol, o nosso principal interesse é que os americanos derrubem a sobre-taxa aplicada aos produtos brasileiros quando estes, ingressam no mercado consumidor daquele país, e isso, o Bushinho deixou bem claro que não é com ele. Ora, então para que ele veio aqui?

A meu ver a real intenção de George Bush ao nos visitar foi atingir o seu principal inimigo nas Américas, Hugo Chávez Frias. Chávez, por incrível que pareça, conseguiu incomodar os Estados Unidos. Ainda não chegou a ser um incômodo assustador, mas o suficiente para o "homem mais poderoso do mundo" - como a imprensa nacional, insistentemente, se referiu ao norte-americano - prestar atenção ao que está acontendo aqui deste lado do globo.

O presidente venezuelano, impulsionado pelos petrodólares, tem tido relativo sucesso no comando do 5º maior produtor de petróleo do mundo. Afinal, a Venezuela vem tendo um crescimento econômico impressionante, como se isso não bastasse, outros países da vizinhança elegeram presidentes alinhados ideologicamente a Chávez, como por exemplo, na Bolívia que hoje conta com Evo Morales como seu mandatário maior. Ao analisar estes fatos, a luz amarela foi acendida no gabinete presidencial dos nossos irmãos do norte. Diante disso, os estrategistas norte-americanos, passaram a maquinar uma forma de minar o maior trunfo chavista. E é aí que entra o álcool, o Brasil e Lula. Em primeiro plano, Bush veio fortalecer o seu amigo, tentando tirar o foco de Chávez, para fazer o mundo acreditar que o verdadeiro líder sulamericano fala português e não espanhol.
Atente-se ainda para o fato de que o petróleo, sendo o principal, senão único, produto venezuelano com relevância no comércio mundial, e o álcool - saudade dos meus tempos de escola e das aulas de química orgânica - a mais eficiente alternativa aos combustíveis fósseis, ao final descobrimos o que Bush quer: mandar um recado ao espalhafatoso, Chávez, para que este não esqueça que a América é o quintal dos EUA e a qualquer momento eles podem vir tomar posse do que lhes pertence, bem como mostrar que eles estão dispostos a reduzir sua dependência do petróleo, e consequentemente, de Chávez. Por isso, eu digo que para o Brasil presença dessa figura tão odiada mundo a fora, em nada nos ajuda.

Bush veio deu o seu recado, obrigou Lula a descer do muro no qual o brasileiro já construíra uma bela morada, deixou a elite brasileira empolgada com a esperança de dias melhores, e de quebra, ainda deixou o seu inimigo com a pulga atrás da orelha, e assim nosso querido Senhor da Guerra foi embora com o sentimento de dever cumprido!

****************

Enquanto isso, do outro lado da fronteira...Chávez puxa uma vaia ao presidente mal-vindo...e esse é o principal quadro da esquerda do século XXI...definitivamente acabou!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa suas impressões sobre a visita do "lobo". Não diria que a esquerda está acabada, mas desordenada e desatualizada. Há coisas interessantes sendo discutidas além das fronteiras que você citou.

Abraços!

Diego Moretto disse...

Bom, adorei saber que vc é um esquerdista não-deslumbrado, e tendo meu lado político mais pendendo para a direita, adoraria ter sempre um comentário seu no meu blog, visto que quando falo de política, costumo criticar algumas posições socialistas de atuais governos. Mas em parte, o seu post foi realmente muito bom. Ta mais doq na cara que Bush veio para cá apenas para mostrar "quem estava no poder", já que Chávez vem tomando as rédeas da America do Sul, ultimamnete. Bom, toda a minha opinião esta no meu artigo. Obrigado por ler e comentar. Grande abraço.

Cássio Augusto disse...

Boa análise meu parceiro... bem parecida com a minha... mas e o casório??? hehe... felicidades!!!

M. disse...

Chávez é persona non grata no Paraná, sabia? Pelo jeito, a Assembléia anda bem ocupada...

O problema maior não é existirem pessoas como Bush, é existirem pessoas que acreditam nele.

Ah é mesmo, e o casório? :D

beijoo

Omar disse...

Márcio

Eu até concordo com vc que, atualmente, existem coisas interessantes sendo discutidas pela esquerda, o problema é q Hugo Chávez se converteu hj, no principal quadro da "esquerda prática", e esse é o grande problema...

Abraços

Diego

Pode deixar q eu estou sempre dando uma passada por lá e com certeza ainda vou comentar.

Abraços

Cássio

Pior q ficou parecida mesmo, rs.

Mary

Eu fiquei sabendo disso tb, se não me engano foi uma proposta de Ney Leprevost. Taí né! Depois não querem ser criticados. Será q não existe nada mais importante p/ votar? Com a resposta nossos nobres deputados, em especial o nobre Ney. rs

Cássio e Mary

Casamento? Passôpassôpassôcasei...correu tudo bem. Agora não posso mais jogar no time dos solteiros e posso parar de esconder a barriga. rsrs

Anônimo disse...

seu blog eh legal q o melhor foi puxar assunto: casamento, e pelo visto vc tah mais engrasado do q nunca.
"Passôpassôpassôcasei..."- q saravá eh isso???

Vagner Jeger Limeira de Castro disse...

Realmente muito bom este texto sobre a visita de Bush ao Brasil. Você conseguiu resumir com bastante eficiência o real objetivo da caravana norte americana. Estou publicando este texto (se vc me permite é claro) em meu blog. É o

http://blogoeublogastu.blogspot.com/

Um abraço