domingo, novembro 04, 2007

E o Coxa se juntou aos bons...




...na esperança de ser um deles...será assim tão simples?

Com uma campanha excelente, o Coritiba Foot ball Club, volta à primeira divisão de onde foi chutado em 2005. Apesar de um início titubeante, algo natural para um time em formação, o clube conquistou a vaga antecipadamente, dando ainda, toda a pinta de que o retorno será com o título. A campanha deste ano empolgou a torcida coxa-branca que em boa parte dos jogos, lotou o estádio Couto Pereira, proporcionando festas lindas, até a campanha "Fora, Gionédis" (presidente do clube) foi de certo modo esquecida. Ontem com a confirmação da vaga, 10% da população curitibana foi à loucura, buzinaços foi o que mais se viu. Mesmo eu sendo torcedor do Atlético Paranaense, sou obrigado a reconhecer a qualidade do elenco alvi-verde, que demonstrou ser, de longe, o mais qualificado da série B, provando que o Coritiba é um verdadeiro gigante para esta divisão. Mas agora uma pergunta permeia minha mente: por que trocar este sonho por um pesadelo na primeira divisão?

Na série B, como eu disse, o Coritiba é um gigante. Sabe aquele aluno da segunda série que já repetiu 3 ou 4 vezes o mesmo ano, e é maior que os outros alunos por isso bate em todos os colegas de sala? Este é o Coritiba na segunda divisão! Subindo para a primeira, o time vai deixar de lado essa condição de "grande" para assumir o papel de "pequeno", vai trocar festa por velório, diretores sendo carregados por diretores sendo ameaçados, jogadores ovacionados por jogadores desesperados, enfim, na série A ele será tratado como um cachorro sem dono, que todo mundo mete o pé. Veja o exemplo do Santa Cruz, no ano passado, ou o América este ano. Ambos vieram, deram uma passeada pela elite do futebol brasileiro e voltaram (ou no mínimo, estão com as passagens compradas) para o seu lugar. Trocaram a empolgação de suas torcidas, que lotavam os estádios por dias de horror, estádios vazios de seus próprios torcedores, ameaças aos jogadores e à diretoria, depredação do patrimônio do clube, entre outros pontos negativos. O mesmo deverá acontecer com o Alvi-Verde do Alto da Glória, que na primeira divisão não deverá passar de mais um, cujo único objetivo é fugir da degola, assim como o Paraná Clube já vem sendo há diversos anos.

Eu sou atleticano, e como tal, poderia não falar nada, pois com o Coxa na mesma divisão do Rubro-Negro, 6 pontos estão garantidos para o ano que vem, porém, antes de ser atleticano sou paranaense, e me sinto na obrigação de alertar a diretoria coxa-branca. Lembram-se do pesadelo de 2005? Derrota em cima de derrota, estádios vazios, torcida xingando, pedindo a cabeça de jogadores e diretores? Lembram-se quando teve início a campanha "Fora Gionédis"? Então, por que trocar alegria por tristeza?

Por tudo isso, quero alertar a diretoria do Coritiba para que pense no que eu expus aqui, e mesmo conseguindo a vaga para retornar à elite, provavelmente, com o título da competição, peça para permanecer na série B, onde vocês dão de cinta na maioria dos competidores, a não ser que prefiram que a torcida os arranque de onde vocês estão, pois não restam dúvidas que na primeira divisão as derrotas irão se acumular e o destino será a volta imediata para o seu lugar, na segunda divisão. Enfim, é preciso ter em mente que na principal divisão do futebol brasileiro, não há espaço para time pequeno como o nosso "co-irmão". Pensem nisso!

3 comentários:

Cássio Augusto disse...

Cara... pois é... apesar de simpatizar com o Atlético... ñ posso deixar de ficar feliz com o Coritiba... afinal... somos paranaenses!!!

Anônimo disse...

SEU PODLE FILHO DA PUTA, CHUPA ROLA DO CARALHO, VAI TOMAH NO CU CHEIO DE BOSTA.

COXA O ALVIVERDE MAIS LINDO DO MUNDO E QUE SE FODA ESSES CUZÃO

Anônimo disse...

"como vem acontecendo com o parana"

e a libertadores seu pé de breque??
se o campeonato fosse disputado no formato antigo o paraná ja teria levado um titulo brasileiro nesses ultimos anos..