domingo, novembro 25, 2007

Hoje é dia da Beyoncé, transporte coletivo de Curitiba e, novamente, Coritiba


Ontem, sábado, 3 coisas me chamaram a atenção, neste post vou falar, rapidamente, sobre cada uma delas.

Fui fazer a manutenção do meu aparelho ortodôntico, para chegar no consultório do dentista fui de ônibus...ou melhor, fui na "lata de sardinha! Dizem que o transporte coletivo de Curitiba é exemplo para o mundo, disso eu nem duvido, mas certamente esse exemplo curitibano se deve mais à incompetência dos adversários do que por eficiência mesmo.

Foi preciso esperar passar 2 ônibus para que eu pudesse entrar somente no 3º, de tão lotado que estava aquele ponto, e mesmo assim, fui daqui de perto de casa até o ponto em que desci, totalmente, espremido. Mas, não foi exatamente isso que me chamou atenção, até porque não há novidade nenhuma aí, ao menos não pra mim, já que para voltar do trabalho em pleno horário de pico é normal esperar meia hora, quarenta minutos por um mísero ônibus, que quando chega faz com que o pessoal se veja obrigado a entrar de qualquer jeito, pois o próximo é só daqui a sabe-se lá quanto tempo.

O que me chamou a atenção é que não é de hoje que o transporte coletivo das grandes cidades está falido, não é de hoje que nós da "classe menos favorecida", somos obrigados a enfrentar estes problemas, e ninguém diz que este transporte está em crise!, não vejo as grandes emissoras de tv montar guarda nos terminais de ônibus para mostrar o caos que é pegar um ônibus para ir trabalhar. Não vejo um ministro seja lá de qual pasta for, conceder entrevista coletiva para apresentar "soluções", de longo e muito menos de prazo. E por quê? A resposta é simples, você já deve imaginar qual é...

Beyoncé

O segundo ponto que quero tratar aqui diz respeito a essas novas divas do pop mundial. Certamente, você já deve ter ouvido falar de Beyoncé (a da foto), Rihana, Fergie, quem mais?, Britney Spears, Christina Aguilera, (espero ter escrito tudo certo!) entre outras. Fala a verdade: você acha que alguma delas canta mesmo? Pessoalmente, penso que nenhuma delas cante o suficiente para ter a badalação que têm. E porque tem essa badalação então? Caso você não saiba a resposta, assista a 1 clipe de qualquer uma dessas que eu citei, especialmente se você for homem! Ontem no consultório do dentista estava passando um DVD com os clipes da Beyoncé, isso por si só foi suficiente para cair a ficha. Fui até "obrigado" a fechar o livro que eu estava lendo, a mulher é perfeita, mas não canta nada, aliás, essas pseudo-cantoras, não cantam nada, a maior qualidade delas é mostrar o belo corpo que possuem, sempre fazendo a dança do acasalamento, claro. Desse jeito, quem se importa com a música? E aí está o motivo para os paparazzi não as deixarem em paz.

Por isso eu pergunto: o que seria dessas cantoras se nunca tivesse existido a MTV?

Coritiba

Finalmente, o Coritiba confirmou a conquista do título da série B do Campeonato Brasileiro, sua torcida foi à loucura, comemorando a conquista de 1 título nacional que não ganhavam há 22 anos. O jogo foi emocionante, mas se o Santa Cruz não estivesse rebaixado para a 3ª divisão, creio que o título teria ido para Minas.

E agora a pergunta última pergunta do dia - quanto tempo o Coxa vai levar até voltar para o seu lugar?

14 comentários:

Anônimo disse...

"voltar para o seu lugar" foi engraçado, hehehheheh (sabendo que foi um atleticano quem disse, rsss)

Pô, naõ sabia que o Santa Cruz tava tão ruim. Mas que o jogo foi muito bom, isso foi

abração,

M. disse...

E o Londrina morreu na praia de novo :(
O futebol paranaense vai mal :D
Brincadeirinha, Omar, não fica bravo.

Agora, precisa de toda essa análise só para falar que a Beyonce é gostosa? hehehe

beijos e voltei.

Cássio Augusto disse...

Depende qual o lugar do Coritiba??? hehe... vindo de um atleticano até imagino... mas sabe... 3 times na primeira divisão é muito para o nosso estado mesmo... penso que agora as coisas estão bem... Atletiba!!!

Beyonce e afins são cantoras??? putz... jurava que eram apenas dançarinas... e olha lá!!!

E não falar das TVs nos ônibus de Ctba??? hehe

Anônimo disse...

Quanto aos ônibus. Empresário de ônibus são uma máfia. Participam de eventos de políticos e todos os eventos das empresas de comunicação "doando" o transporte. Assim, ficam imunes a críticas mais ferrenhas. Isso sem contar a corrupção ampla geral e irrestrita que é fomentada nos órgãos de fiscalização. Para solucionar o problema, só metrô ou trem. E esses são investimentos que não aparecem e, conseqüentemente, não interessam a nossos políticos.

Quanto as "DIVAS".

São meros produtos do marketing. Seus shows são espetáculos recheados a playback e só.

Já em relação ao Coritiba...

Só posso dizer que, pelo menos, eles tiveram um prazer. O meu time (Vasco) só decepciona. Ainda mais com aproveitadores na direção... Ai!Ai!

Dorian disse...

Omar,
O senador Cristovam Buarque tem um esdrúxulo projeto que obriga todo detentor de cargo público eletivo a matricular seus filhos em escola pública.
Quem sabe se incluisse a obrigatoriedade da utilização do transporte coletivo, este também não melhoraria???

Anônimo disse...

Você tem todo o direito de criticá-la, da mesma forma que tenho o direito de pedir que assista esse vídeio. Se Beyoncé nao cantasse "nada" ela não seria chamada para cantar três temas de filmes na apresentação do Oscar de 2005. Video 1: http://br.youtube.com/watch?v=TFOfPr15OVg
Video 2: http://br.youtube.com/watch?v=wnK5QSwhWMk&feature=related
Video 3: http://br.youtube.com/watch?v=haswc0OKDpY

Anônimo disse...

SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO QUERO POSTAR MINHA OPINIÃO EM CONJUNTO COM O QUE PENSO DO TRÂNSITO CAÓTICO DE CURITIBA:

CAUSAS DO TRÂNSITO CAÓTICO DE CURITIBA

1)O governo não investe no interior, o que faz com que muitos venham para as capitais e com isso aparecem as favelas, a superpopulação e o trânsito do jeito que está.

2)Fazem uma propaganda enganosa de Curitiba comparando-a com primeiro mundo, atraindo com isso mais gente ignorante que vem aqui sem nenhuma especialização achando que vai ter muito futuro. No entanto...

3)A cidade não tem infraestrutura para comportar tanta gente. Esses tapados da prefeitura, da URBS e do IPPUC também não entendem que não se pode fazer mais ruas estreitas como antigamente. O Bairro Novo por exemplo poderia ter sido planejado com todas as ruas largas (10 metros mais ou menos) e ainda com lugar para estacionar caso o carro estragasse. Mas não...

4)A maioria sai tudo junto no mesmo horário de pico, em vez de fazerem um plano para as escolas terminarem num horário, o comércio em outro, serviço público em outro e por aí vai.

Querem que a gente use o transporte público, porém:

5)Essa máfia chamada URBS criou esse método cretino chamado kilômetro rodado. Pagam as empresas não pelo número de passagens mas pela distância que os coletivos rodam. Com isso colocam poucos ônibus para andarem superlotados e só dar lucros para esses exploradores. Se não fossem uma máfia e um bando de fdp, permitiriam as vans (lotações) como ocorre em São Paulo. Deixem de querer enganar o povo com essa tarifa de um real no domingo também. Um real mas você fica esperando um século no ponto porque colocam menos veículos. E ainda vêm com essa hipocrisia de quererem que usemos os ônibus. Então coloquem número suficiente para atender a demanda droga!

E se realmente se preocupassem com a poluição:

6)Colocariam ônibus elétricos e metrôs que não emitem gases. Ou não é verdade? Onde está este projeto de metrô que não sai do papel heim?

7)Fariam uma grande (e boa) rede de ciclovias como na Europa. Mas aí os senhores administradores do transporte público não poderiam explorar e roubar tanto não é?

CONCLUINDO...

8)Eu tenho dois carros, como moro bem longe do trabalho, no percurso há muitas subidas e tempo para mim é dinheiro não abro mão deles, mesmo andando sozinho na maioria das vezes. Pois a bibicleta se torna inviável. E não adianta virem com propaganda enganosa: ninguém me convence a abrir mão do automóvel, pois assim como esses mafiosos querem enriquecer explorando o trabalhador eu quero vê-los perder cada vez mais passageiros até aprenderem a largar de serem filhos duma cadela e melhorar o serviço. Também temos direito de não querer sermos explorados e andarmos socados dentro desses ônibus. O máximo que posso e estou querendo fazer é comprar uma mobilete que ocupa menos espaço que o carro, é bem mais rápida que a bicicleta e me livra do estress da lotação e demora do transporte coletivo. MAS TRANSPORTE COLETIVO PARA IR PARA MEU TRABALHO ENQUANTO CONTINUAR SENDO ESSA PORCARIA DO JEITO QUE ESTÁ, PARA MIM JAMAIS!!!

Anônimo disse...

Adial Junior...
Não tiro a sua razão pela reclamação,simplesmente pq não moro aí.Ultimamente tenho lido coisas ruins sobre o transporte mais elogiado do Brasil.
Mas eu te garanto que, se vc vier à BH vc vai até pensar que está reclamando de "barriga cheia" de tão ruim que o transporte coletivo é aqui.
Aí existe sim a superlotação, mas pelo menos os ônibus tem uma capacidade muito maior do que os ônibus comuns, sem contar que BH sofre de uma epidemia chamada "MBB OF1722M e VW 17.230EOD",quebram de mais e duram no máximo uns 5 anos(em bom estado),e eles não são colocados só nas linhas de pouco porte como em CTBA (linhas convencionais), aqui são colocados nas linhas troncais mesmo.Sem contar que em CTBA eu posso rodar por 13 cidades pagando uma passagem apenas, aqui na RMBH, se eu quiser deslocar uma distância como entre Araucária/CTBA eu pago até 3x mais que o valor daí.
Qto à forma de pagamento às empresas (máfias), aqui em BH à pouco tempo mudou pra Km rodado, e já estamos sentindo a diferença: ôniubus mais cheios.
Tem um projeto da Prefeitura de implantar estações-tubo aqui em BH, mais precisamente na Av. Antônio Carlos... vamos ver no que vai dar.

Anônimo disse...

Ainda sobre o transporte:
Há outros erros que considero grave,erros de planejamento e projeto,que ocorreram nos primórdios da cidade. São eles:
1º-As canaletas exclusivas tem uma pista em cada sentido,impedindo a ultrapassagem dos ônibus fazendo-os que operem como metrô, e, definitivamente, ônibus não é metrô!
2º-Não existem linhas diretas de verdade, que partam de uma estação em um extremo da cidade, e vão pro centro sem parar durante o percurso (um dos poucos pontos positivos do BHBUS). Na minha opinião, as linhas expressas deveriam parar apenas nas estações de grande porte durante o percurso, e não da forma atual, parando nas estações-tubo menores numa distância de 500m em média uma da outra, ou então uma linha ter dois ramais: um parando em todas as estações, e outra parando apenas nas estações de maior porte, como a Sta. Cândida por exemplo,durante o percurso. Ainda haveria espaço para uma linha direta,que seria operada por ônius Padron(motor traseiro, suspensão pneumática e potência acima de 260cv,trasmissão automática)ou articulados com portas pantográficas como as do Biarticulado, que saisse por exemplo do terminal Capão Raso e fosse direto pro centro sem paradas, e fizesse o retorno no centro da cidade, ao invés de seguir até Sta. Candida. Mas para isso seria necessário as canaletas terem 3 faixas em cada sentido: 2 mais nas laterais,pras linhas expressas,e 1 mais próximo ao canteiro central, pras linhas diretas.
3º- As canaletas tem passagem de nível: queriam que os ônibus tivessem a função de metô, mas fizeram ruas e avenidas cortando as canaletas. Na minha opinião as canaletas não deveriam ter interrupções, salvo as estações, é claro.
Qualquer passagem que cruzasse a via deveria ser elevada ou subterrânea, dando, assim, uma enorme mobilidade no trânsito, fazendo com que o transporte coletivo fosse rápido e barato, convencendo então as pessoas à utilizarem ônibus. Já pensou vc saindo do terminal Boqueirão pra ir ao centro, gastando apenas 15 à 20 minutos? Isso seria possível com as propostas que eu apresentei acima.

Anônimo disse...

Diego A. de Paula:

Sim, concordo contigo que não é só em Curitiba que o transporte coletivo é péssimo. Só falei isso para o pessoal de fora não se iludir com essas falsas propagandas que fazem daqui. Vejam esta notícia para ficarem cientes de que Curitiba não é tudo aquilo que dizem: http://magnacuritiba.blogspot.com/2009/01/mulher-morre-ao-cair-de-ligeirinho.html

Unknown disse...

Você tem até todo direito de criticar, mas cara dizer que Beyoncé ou Christina Aguilera não cantam nada ??? pela amor né!! quando a mesa cantou AO VIVO com Celine DIon que canta demais também a mesma elogiou demais a cantora que alcançou 4 oitavas de uma nota a outra, coisa que você deve entender e num é qualquer cantora lirica que faz pois se vc disse que a mesma não canta nada... deve ter cantoras (inexistentes) que façam melhor!

Anônimo disse...

Acho que você não foi ao show da Beyoncé aqui no Brasil, com certeza não, teria visto a linda voz e o espetáculo que ela deu aqui em São Paulo! As outras que você citou eu até concordo, mas dizer que Beyoncé não canta nada é bobagem da sua parte! òtima semana pra você! Até!

dssd disse...

ô palhaaço,Tu tem alguma noção do que tu tá falando? Meu amigo,Beyoncé foi considerada por uma das revistas mais conceituadas dos EUA a mulher que tem a 7ª melhor vooz do mundo,7ª!Palhaço,tu num vem dizer que beyonce naum canta nada naum,por que mesmo se ela cantasse ruim ela ainda seria melhor do que voc (y' , E só pra provar pra tu que o que tu tá falando e uma grande merda olha esse video aki tá! http://br.youtube.com/watch?v=haswc0OKDpY


é ela Totalmente AO VIVO,Só com os microfones das câmeras,e pra voc ter uma ideia ela tem registros vocais de quebra de 3.8 notas e vai até um E6! Então não venha falar que beyonce não canta naada naaum,por que tu tá falando uma grande bosta,e num tá gostando de ler a VERDADE,então exclui meu comentário (;

@deeh_huana disse...

Putz, vocês são um bando de ignorantes. Pensar que Beyoncé era somente dançarina, onde vocês moram por um acaso não tem meios de comunicação ou até mesmo acesso a internet? Para o "Sem noção" que publicou isso, fique sabendo que Beyoncé tem voz suficiente para ser uma cantora de sucesso e ela não precisa exibir seu corpo pra chamar atenção. Se está incomodado com isso, porque não vai você mesmo cantar?
Se não tem nada de bom para publicar, então é melhor ficar na sua ou procurar algo melhor pra fazer!