terça-feira, julho 25, 2006

Marcão e Gatuno em: É possível falar com os mortos?

Ficção

Todos os dias após o café da manhã, a família de Flavionei realizava seu culto doméstico, durante a semanda ele se esquivava alegando que tinha de ir trabalhar, entretanto aos sábados e domingos não havia essa desculpa, muitas vezes, para não precisar participar do evento, dizia que precisava estudar uns relatórios e saía para o quintal, sentava-se ao lado de Marcão, o cachorro da casa que estava sempre preso à coleira, e começava a falar com o animal. Seu assunto preferido era criticar aqueles chamados por ele de "crentes". Flavionei, diferente de Marcão, não é ateu, pelo contrário, acredita em Deus, ele só não acredita na bíblia, entende que os redatores desta, humanizaram demais a figura Divina, no entanto isso ele nunca teve coragem de falar à sua esposa, apenas o cachorro sabia desse seu lado sombrio.

Num desses sábados, após terminar o café-da-manhã, Flavionei apanhou alguns papéis, disse que precisava analisar alguns relatórios para uma reunião segunda-feira pela manhã, pegou sua cadeira e a colocou ao lado da casinha de Marcão, que ficou ouvindo o seu desabafo, que como não podia deixar de ser, se dirigia contra os religiosos, dizia ele que a maioria, apesar de "idolatrar" a bíblia, mal sabe o conteúdo dela.

Enquanto isso, dentro da casa, a mãe e os dois filhos estavam estudando a bíblia, nesse momento Gatuno se coloca embaixo da mesa e fica ouvindo a conversa dos moradores do local. Quando o culto se encerra o gato sai para o quintal e vai trocar algumas idéias com o cachorro, Flavionei percebendo que o culto já havia terminado entrou e foi assistir televisão. Os dois animais ficaram ali conversando até que Marcão disse que um vira-lata amigo seu comentou ter presenciado uma conversa de uma mulher com o seu marido falecido. Ao ouvir isso, Gatuno respondeu:

- Isto é impossivel! Sem falar que também é, totalmente, desnecessário, um vivo falar com um morto!

- Quem disse que é impossível e desnecessário? Indaga Marcão, lançando um olhar desconfiado sobre o gato.

- Primeiro é impossível porque ao morrer a comunicação é cortada; e desnecessário porque a bíblia fala claramente em Eclesiastes, 9, 5, que os mortos nada sabem! E se nada sabem, qual a vantagem de falar com eles? Para alguém vivo é impossível manter contato com um ser que esteja morto, isto porque a ressurreição se dará apenas na segunda vinda de Jesus.

- Sabe, Gatuno, essa deve ser a primeira vez que nós concordamos! Também não acredito nessa história de necromancia...

- Poxa, será que isso é bom? Interrompe Gatuno.

- Não sei! Mas eu sou ateu, e não acredito em nada dessas coisas de espírito, diabo, etc. Enquanto isso, você supostamente é um cristão. E os cristãos, além de acreditarem em tudo isso, ainda idolatram a bíblia!

-Correção! Exclama o gato - Não idolatramos a bíblia! Idolatrar só a Deus!

- Se é impossível, Gatuno, por que existe em Dt. 18, 11, uma proibição de se falar com os mortos? Ora se é proibido isso significa que é possível!

- Vou te explicar uma coisa Marcão: Quando alguém pensa que está se comunicando com um morto, na realidade está se comunicando com espíritos malígnos que surgem das profundezas do inferno.

- E o que você me diz de 1Sm. 28, do versículo 3 em diante? Questiona Marcão.

- Eu já ouvi falar dessa história. Ali fica claro que a necromante, estava enganando o rei Saul. É só você ler com atenção.

- Eu acho que você é quem tem de ler a bíblia com atenção, Gatuno! Se é que já leu isso algum dia.

- Olha, Marcão, quer saber? Você é especialista em retirar um texto do seu contexto, prá tentar fazer valer as suas teses mirabolantes. Pois saiba que desse jeito você só engana a si próprio. Leia o texto, inserido no seu contexto e você verá a besteira que está falando!

- Gatuno, você é uma piada!!!! Corre lá dentro leia a sua bíblia, e você verá a besteira que acabou de falar! Isso de "texto" de "contexto", é uma frase feita, que os crentes sempre usam quando não sabem o que responder!!

- Bom, tirando um pequeno detalhe, finalmente concordamos em algo relativo à bíblia! Encerra Gatuno.